Realizou-se entre os dias 12 e 14 a fase final do Torneio Interassociações de Futebol Feminino Sub-16, que teve como cenários vários estádios do concelho de Ourém. A nossa Seleção Distrital disputou a Liga de Bronze e terminou no quarto lugar do seu grupo, somando uma vitória e duas derrotas, nesta que foi uma boa experiência para as nossas jovens jogadoras.

No primeiro encontro desta fase final, a nossa equipa teve pela frente a congénere da Associação de Futebol da Guarda. Depois de uma boa primeira parte, na qual ficou a faltar eficácia por parte das nossas jovens, a segunda metade da partida arrancou com o golo da turma da Guarda, que ganhou a dianteira do marcador graças ao tento de Ana Brito (45'). Maria Cabecinha, com uma boa finalização, ainda empatou, aos 61 minutos. Contudo, o melhor aproveitamento das oportunidades criadas acabou por ser determinante para que a Seleção da Associação de Futebol da Guarda assegurasse a vitória, com Raquel Silva (66') e Lara Silva (75') a fecharem o resultado em 3-1.

A equipa da Associação de Futebol de Bragança foi a segunda adversária. Neste que foi um jogo bem conseguido da turma da Associação de Futebol de Beja, Maria Cabecinha fez o primeiro, aos 10 minutos. Na segunda parte, Maria Viegas (51') ainda empatou, mas Rita Pereira (76'), com um bom lance individual, fez o 1-2 final, dando ao conjunto bejense o primeiro e saboroso triunfo desta época.

A fechar houve dérbi alentejano. O encontro frente à Seleção Distrital da Associação de Futebol de Évora já se esperava difícil, o que acabou por se confirmar. Na primeira parte, a turma eborense foi bastante superior e aproveitou da melhor forma as ocasiões criadas, saindo para o intervalo a vencer por 3-0, com Mariana Pina (15'), Joana Rocha (23') e Matilde Alfaiate (28') a inscreverem o seu nome na lista de marcadoras. Na segunda parte, a partida foi mais equilibrada. Ainda assim, Leonor Godinho (51') dilatou para 4-0. Do lado bejense, Alexandra Nobre reduziu para o 4-1 final.

Com esta conjugação de resultados, a nossa Seleção Distrital encerrou a sua participação nesta edição do Torneio Interassociações de Futebol Feminino Sub-16 no quarto lugar da Liga de Bronze, vigésimo da classificação geral. Como é hábito nestas provas, esta foi também uma experiência enriquecedora para estas jovens atletas.

Os Torneios Interassociações são sempre uma boa oportunidade para estreitar relações com a Federação Portuguesa de Futebol e com outras Associações Distritais e Regionais e desta vez não foi diferente. A Associação de Futebol de Beja agradece à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Santarém pela forma como a nossa comitiva foi recebida, bem como à Associação de Futebol do Algarve e à Associação de Futebol de Évora pela partilha de transporte para deslocação das nossas atletas.