De 2 a 5 de abril, São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, foi o epicentro do Futsal na categoria Sub-13 Masculina, em mais um Torneio Interassociações organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, desta vez em colaboração com a Associação de Futebol de Viseu. Em representação da Associação de Futebol de Beja esteve a seleção mais jovem da prova, que igualou a prestação do ano passado em termos de resultados, mas apresentando-se claramente como um projeto de futuro.

No primeiro encontro, a nossa equipa teve pela frente a congénere da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Com um bom arranque, o coletivo bejense colocou-se em vantagem por 0-2, com dois golos de João Santos (1' e 4'). Seguiu-se a resposta de Angra, que virou o resultado para o 3-2 que se verificava ao intervalo, graças aos tentos de Martim Vilas (7'), Dilan Rocha (12') e Diego Dias (13'). Na segunda parte, o domínio foi dos açorianos, que continuaram a marcar. Dário Romeiro (26), Gustavo Lima (29'), Martim Vilas (31' e 32'), Dilan Rocha (32' e 34') e Dárcio Pimentel (37') foram os marcadores de serviço para o lado da seleção de Angra do Heroísmo. O conjunto da Associação de Futebol de Beja ainda reagiu nos últimos períodos, com João Santos (34' e 38') e Rodrigo Carochinho (39') a fazerem a diferença e o resultado a fixar-se em 10-5.

O desafio mais complicado estava projetado para o segundo dia da prova, frente a uma boa e bem trabalhada equipa da Associação de Futebol de Vila Real. Apesar do jogo muito bem conseguido dos jovens do distrito de Beja, a diferença entre as duas formações foi-se evidenciando no marcador, com a turma de Vila Real sair para o intervalo a vencer por 3-0, com golos de Martim Sampaio (1'), Afonso Santos (14') e Guilherme Almeida (19'). Na segunda parte, João Nogueira (22') dilatou para 4-0, seguindo-se uma forte resposta da Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja, que foi capaz de reduzir para 4-3, graças aos golos de João Santos (27' e 29') e Rodrigo Vangente (27'). Com a vantagem em risco, os jovens de Vila Real voltaram à carga e apontaram mais três golos, da autoria de João Nogueira (31'), Gonçalo Rosa (33') e Afonso Santos (36'). O resultado ficou fechado à passagem do minuto 36', com João Santos a fazer o 7-4 final.

A Seleção Distrital da Associação de Futebol da Horta foi a adversária que se seguiu. Depois de uma primeira parte bem conseguida da formação da Associação de Futebol de Beja, o marcador assinalava, ao intervalo, 0-1 favorável ao coletivo bejense, com Afonso Pereira (8') a colocar o seu nome na lista de marcadores da equipa. Depois do descanso, a turma da Associação de Futebol da Horta entrou com mais eficácia. Celso Custódio (24') fez o empate, João Santos (25') voltou a colocar Beja na frente, mas Miguel Cabeceira (30' e 32') e Lourenço Macedo (34') viraram o marcador. Os jovens bejenses não baixaram os braços e Xavier Chendo (34' e 37') faz a diferença com doi tentos que asseguraram o 4-4 final.

Para o último dia e já com algum cansaço acumulado ficou reservada a partida frente à congénere da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Num jogo muito equilibrado, João Santos (6', 17', 25' e 29') foi o nome em destaque do lado da Associação de Futebol de Beja, ao apontar quatro dos cinco golos bejenses, para os quais também contribuiu Enzo Soares (26'), com um auto-golo. A formação de Viana do Castelo teve como marcadores de serviço Kévin Godinho (8'), Gabriel Esmeriz (22'), Tomás Nascimento (24') e Rodrigo Patusco (24').

O rescaldo desta participação no Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13 é extremamente positivo, não só pela experiência vivida por muitos destes jovens jogadores, mas também do ponto de vista desportivo. Com um conjunto de resultados que igualou a prestação da temporada passada, a diferença esteve na baixa média de idades da nossa seleção e na sua composição, com quase totalidade de atletas das equipas de formação de futsal do distrito. Por isso, com tanta juventude e margem de progressão, esta foi uma excelente oportunidade para preparar o futuro e olhar com mais ambição para as próximas edições desta prova.

Como sempre, fica uma palavra de agradecimento aos familiares dos nossos atletas, aos clubes qua tanto têm feito pelo Futsal distrital, bem como à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Viseu que levaram a cabo a organização deste Torneio.