Realizou-se entre os dias 10 e 13 de fevereiro o Torneio Interassociações de Futsal Sub-15. A bonita cidade de Viana do Castelo acolheu esta edição da prova, na qual a nossa Seleção Distrital obteve duas vitórias e duas derrotas, melhorando o seu registo relativamente à edição da época passada.

À partida para este torneio, as baterias estavam apontadas a esse mesmo objetivo: fazer melhor, apostando no crescimento e evolução dos atletas - muitos deles provenientes do futebol, tal como tinha acontecido com a Seleção Distrital Feminina de Futsal Sub-17 - e procurando, também, melhores resultados. A entrada não podia ter sido melhor, com um triunfo sobre a anfitriã Associação de Futebol de Viana do Castelo por 12-3. A seleção bejense até começou a perder, mas não só foi capaz de dar a volta, como conseguiu vencer por números expressivos. Manuel Almeida (5', 6', 25', 29' e 38'), Diogo Gonçalves (8' e 21'), João Barbosa (12'), Miguel Silva (18' e 32'), Guilherme Valente (36') e João Santos (39') apontaram os golos da Associação de Futebol de Beja. Do outro lado, Rui Gonçalves (2' e 26') e Martim Patusco (34') foram os marcadores de serviço.

Seguiram-se duas partidas de grau de dificuldade muito elevado, frente a duas boas equipas. Primeiro, diante da formação da Associação de Futebol de Portalegre, a nossa seleção entrou praticamente a perder, com um golo sofrido nos primeiros segundos de jogo. Os nossos jovens ainda tiveram momentos interessantes, com a criação de boas oportunidades, mas pecando na eficácia. O conjunto portalegrense acabou por vencer por 6-1, com golos de Guido Gomes (1', 13' e 30'), Gustavo Veludo (13'), João Nascimento (22') e André Silva (32'). O tento bejense foi da autoria de Guilherme Valente.

Já frente à Seleção Distrital da Associação de Futebol da Horta, os nossos jovens jogadores nunca conseguiram impor-se e a derrota por 1-9 é prova disso. Os golos do coletivo açoriano foram assinados por Lucas Simas (1'), Bernardo Macedo (6' e 38'), Mateus Silveira (15' e 23'), Leonardo Macedo (18', 27' e 39') e Matias Macedo (28'); Manuel Almeida fez o único golo da Associação de Futebol de Beja nesta partida.

A fechar, o frente-a-frente entre as Seleções Distritais da Associação de Futebol de Beja e da Associação de Futebol de Ponta Delgada. Num encontro muito equilibrado, a nossa equipa concedeu alguns espaços no seu meio campo, mas também foi capaz de produzir a nível ofensivo. O resultado foi uma vitória da Associação de Futebol de Beja por 6-5, com golos de Manuel Almeida (1'), João Barbosa (5'), Miguel Silva (9' e 33'), João Santos (19') e Guilerme Valente (39') para a a turma bejense. Do outro lado, Joel Pereira (2'), Afonso Ferreira (5'), Rodrigo Cordeiro (8'), Alexandre Rocha (18') e Vasco Soares (21') fizeram o gosto ao pé.

Com duas vitórias e duas derrotas, a nossa Seleção Distrital de Futsal Sub-15 cumpriu do ponto de vista desportivo, não só em termos de resultados, mas também pela evolução que estes jovens atletas tiveram ao longo da prova, naquela que terá sido, também, a derradeira oportunidade para muitos deles representarem uma seleção distrital e viverem uma experiência única.

Este Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-15 não teria sido o mesmo sem a excelente organização levada a cabo pela Associação de Futebol de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Futebol que, como sempre, receberam muito bem a nossa comitiva. Fica, ainda, um agradecimento aos familiares dos nossos atletas que se deslocaram até Viana do Castelo para acompanharem a nossa Seleção ao longo destes dias.