Realizou-se entre os dias 27 e 30 de dezembro o Torneio Interassociações de Futsal Feminino Sub-17, prova este ano organizada pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Associação de Futebol de Vila Real. A Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja foi uma das equipas em grande destaque, regressando a casa com quatro vitórias em quatro jogos disputados.

Sem possibilidade de construir um grupo sustentado em jogadoras de futsal, as equipas técnicas da Associação de Futebol de Beja recorreram, nos últimos anos, a alguns dos nomes fortes do futebol feminino do distrito e levou a cabo um trabalho de promoção e desenvolvimento técnico e tático no âmbito do futsal neste contexto de seleção. O culmirar desse esforço coletivo foi o desempenho exemplar da equipa liderada agora por Fábio Pacheco e Rafael Xavier no torneio dos últimos dias.

Na estreia, a nossa Seleção Distrital teve pela frente o conjunto da Associação de Futebol de Ponta Delgada. Depois de uma primeira parte mais dividida, na qual Inês Raposo (4') e Sofia Romeiro (19') fizeram o gosto ao pé, seguiu-se um segundo tempo com maior ascendente e eficácia das jovens bejenses, que dilataram e estabeleceram o resultado em 7-0, graças aos tentos de Margarida Cavaco (24'), Inês Raposo (30'), Leonor Barbado (36'), Beatriz Fernandes (36') e Alice Mestre (37').

A entrada no torneio foi excelente mas, no segundo dia de prova, a adversária era uma equipa da Associação de Futebol de Portalegre também motivada por um triunfo na primeira jornada. As jovens portalegrenses até começaram melhor, com Margarida Casaca (2') a fazer o golo inaugural mas, depois disso, a eficácia e domínio do jogo esteve do lado do coletivo bejense. Beatriz Ragageles (4'), Alexandra Teixeira (16'), Luciana Fernandes (17'), Beatriz Fernandes (26', 35' e 37'), Inês Raposo (33'), Sofia Romeiro (34') e Leonor Barbado (34') foram as marcadoras de serviço na vitória por 1-9.

Para os últimos dois dias ficaram reservados os dois encontros mais complicados, não só por colocarem em evidência algum cansaço acumulado, mas também por serem frente a seleções constituídas por um maior número de atletas acostumadas às quadras.

Diante da turma da Associação de Futebol de Setúbal, as dificuldades foram muitas, mas os momentos de superação também. A qualidade das jogadoras de uma e outra equipa foi bem espelhada ao longo de uma partida que terminou com a vitória da Associação de Futebol de Beja por 5-6. Os golos do coletivo de Setúbal foram apontados por Carolina Moura (3' e 24'), Inês Coutinho (8'), Inês Fernandes (33') e Luciana Silva (38'). Do lado bejense, Beatriz Fernandes (5' e 6'), Beatriz Ragageles (10'), Margarida Barros (16'), Inês Raposo (31') e Sofia Romeiro (34') foram as marcadoras de serviço.

A fechar, mais um dérbi alentejano, com o encontro entre as Seleções Distritais da Associação de Futebol de Évora e da Associação de Futebol de Beja. As duas equipas não entraram com total segurança. O tento inaugural foi apontado por Alexandra Teixeira que, aos 5 minutos, colocou a formação bejense na frente. Depois, as eborenses viraram o marcador, por Matilde Santos (14') e Lara Gomes (19'). Na segunda parte, Sofia Romeiro (21') fez o 2-2, mas Carolina Godinho (24') voltou a dar vantagem à Associação de Futebol de Évora, que não teve descanso nos minutos finais nos quais Beatriz Fernandes fez a diferença, com golos aos 35 e 39 minutos, dando a vitória, por 3-4, à Associação de Futebol de Beja.

O rescaldo deste torneio seria sempre fácil de fazer, à luz dos resultados positivos, mas houve muito mais a retirar desta experiência, recheada de momentos muito positivos dentro e fora das quatro linhas e para os quais contribuíram todas as jogadoras convocadas, equipa técnica e restante comitiva, bem como todas as Associações Distritais e Regionais que connosco estiveram ao longo destes dias. Fica, como é claro, um agradecimento especial à Associação de Futebol de Vila Real e à Federação Portuguesa de Futebol pela organização deste torneio.

Da nossa parte, esperamos que esta participação seja um marco e um passo importante para a promoção e desenvolvimento do Futsal no distrito de Beja.