Decorreu entre os dias 16 e 19 de abril mais uma edição do Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13. Organizada pela Federação Portuguesa de Futebol em colaboração com a Associação de Futebol de Castelo Branco, a prova foi uma oportunidade de ouro para a nossa jovem seleção distrital ganhar experiência e crescer, sempre de olhos postos no futuro. Para além de se ter apresentado com a mais jovem seleção distrital da prova, a Associação de Futebol de Beja foi representada, pela primeira vez neste torneio, por atletas oriundos exclusivamente de equipas de futsal.

Para primeiro desafio, a turma da Associação de Futebol de Beja teve pela frente a congénere da Associação de Futebol da Horta. A formação açoriana entrou mais determinada e foi ganhando o controlo do jogo e construindo um resultado volumoso. Os jovens bejenses deram boa réplica, sobretudo na segunda parte, mas pecaram na eficácia, muito por culpa da boa exibição dos guarda-redes da Horta. Quanto a golos, Olavo Amaral (1', 13' e 30'), Solano Amaral (3'), Diego Areia (31', 32' e 34'), Lucas Cordeiro (32') e Gabriel Paulo (12', autogolo) apontaram os tentos da Associação de Futebol da Horta; Manuel Borges (7') e Afonso Pereira (33') foram os autores dos golos bejenses, fechando o resultado em 9-2.

Seguiu-se um complicado encontro frente à Associação de Futebol do Algarve, que teve uma entrada fortíssima, deixando pouca margem para dúvidas quanto ao possível desfecho da partida. Tiago Anica (2', 4' e 14'), Tomás Cavaco (7'), Francisco Estêvão (8', 15', 18' e 27') e Lucas Fialho (13') foram os autores dos nove golos sem resposta do conjunto algarvio, num encontro no qual a Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja nunca baixou os braços e voltou a mostrar uma excelente capacidade de reação às adversidades na segunda metade.

O segundo dia de torneio ficou também marcado por eventos fora da quadra. No Hotel Meliá, em Castelo Branco, realizou-se o tradicional jantar oficial, no qual a Associação de Futebol de Beja se fez representar pelo diretor Pedro Lobo e por João Duarte, coordenador técnico distrital. Já a restante comitiva deslocou-se ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco para participar numa formação conduzida pelo selecionador nacional Jorge Brás e pelos ex-internacionais Pedro Cary e Bebé.

Neste torneio não podia faltar um clássico alentejano. A seleção da Associação de Futebol de Portalegre foi a adversária no terceiro dia de prova, numa partida na qual o conjunto bejense até entrou melhor, mas não conseguiu marcar nos primeiros cinco minutos. Seguiu-se a resposta portalegrense, com golos de Rúben Charraz (7'), Santiago Fonseca (14') e Afonso Marques (19'). A segunda parte foi mais equilibrada e o resultado acabou por ficar fechado em 5-2. Na segunda metade, Isaac Fonseca (28' e 39') marcou para a Associação de Futebol de Portalegre; Gonçalo Alcaçarenho (24') e Dinis Campaniço (29') foram os autores dos tentos da Associação de Futebol de Beja.

Com tarde livre de competição, a nossa Seleção Distrital Masculina de Futsal Sub-13 teve a oportunidade de ir ao Fundão para assistir, ao vivo, ao jogo da 19.ª jornada da Liga Placard, entre as equipas da Associação Desportiva do Fundão e do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos.

No derradeiro jogo, a nossa equipa defrontou a formação da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Partida bem dividida, em alguns momentos, na qual foram visíveis melhorias técnicas e táticas dos nossos atletas, que abrem boas perspetivas para o futuro desta seleção. Quanto a resultado, a seleção distrital de Viana do Castelo venceu por 8-3, com golos de Enzo Soares (1' e 19'), Matias Amorim (4'), Luís Rodrigues (5', 31' e 32'), José Mota (11') e Guilherme Gonçalves (22'). Santiago Pato (12' e 34') e Francisco Albardeiro (30') foram os marcadores da Associação de Futebol de Beja.

A fechar, há que enaltecer o trabalho de toda a equipa e parabenizar a organização da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Castelo Branco.