Realizou-se entre os dias 24 e 30 de junho mais uma edição do mítico Torneio Lopes da Silva. Nesta 28.ª edição coube à Associação de Futebol de Aveiro a organização da prova que reúne as vinte e duas Seleções Distritais Masculinas de Futebol Sub-14 do país. No final, a festa voltou a fazer-se em vários tons e por várias equipas. O conjunto da Associação de Futebol de Beja voltou a disputar a Liga de Ouro, fechando a sua participação no décimo segundo lugar da classificação geral.
A caminhada dos nossos jovens começou com a partida frente à congénere da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O arranque foi muito positivo por parte da turma bejense, mas o primeiro golo acabou por ser apontado por Afonso Caridade (13'), dando vantagem ao conjunto de Viana do Castelo. Na segunda parte, o resultado virou, com golos de Francisco Simão (35') e Artur Tiago (54') a assegurarem o primeiro triunfo da Seleção da Associação de Futebol de Beja (2-1).
No segundo encontro, a adversária foi a Seleção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Numa partida bem conseguida dos nossos atletas, o resultado ficou fixado em 4-0, com golos de Manuel Sepúlveda (15'), Pedro Medeiros (22'), Artur Tiago (30') e Tomás Pereira (60').
A fechar a primeira fase, um encontro diante da vencedora da edição anterior: a Associação de Futebol da Madeira. Jogo muito difícil, frente a um coletivo com bons valores individuais, mas também com dinâmicas muito sólidas. O resultado acabou por ser um pouco avolumado (5-1), com Martim Vieira (7'), Pedro Pão (12'), Lucas Freitas (33'), Lucas Correia (38') e Luís Pereira Pita (49') a apontarem os tentos madeirenses. Tomás Candeias (52') foi o autor do golo bejense.
Com uma boa conjugação de resultados da primeira fase, a nossa Seleção Distrital voltou a garantir o acesso à Liga de Ouro e procurou sempre defender o título do ano passado. Contudo, as coisas não correram da melhor maneira logo no primeiro encontro da segunda fase. Frente à equipa da Associação de Futebol de Viseu, a Seleção da Associação de Futebol de Beja teve vários momentos de superioridade, criando mais oportunidades, mas desperdiçando, também, essas mesmas ocasiões. Do outro lado, eficácia era a receita para o sucesso e isso refletiu-se no resultado: 1-3, favorável a Viseu, com Gonçalo Ribeiro (29'), Rafael Gouveia (33') e Guilherme Lopes (54') a marcarem para a Associação de Futebol de Viseu e Tomás Candeias (53') a apontar o tento bejense.
Seguiu-se um frente-a-frente com a turma da Associação de Futebol de Santarém. Jogo muito equilibrado, no qual a nossa formação ganhou vantagem aos 47 minutos, por Tomás Pereira. Mateus Romeiro respondeu ao 54', fechando o resultado em 1-1.
A encerrar a sua participação nesta 28.ª edição do Torneio Lopes da Silva, a nossa Seleção Distrital Masculina de Futebol Sub-14 reencontrou o conjunto da Associação de Futebol de Coimbra, numa reedição da final da Liga de Ouro da época passada, mas desta vez em jogo de atribuição do 11.º e 12.º lugares. Depois de uma primeira parte sem golos, a equipa técnica liderada por Nélson Teixeira mexeu na equipa, que entrou forte para o segundo tempo, chegando a uma vantagem de dois golos, com Artur Tiago (46') e Tomás Pereira (48') a fazerem o gosto ao pé. A resposta do coletivo de Coimbra também se fez notar, com uma boa recuperação levada a cabo por Martim Afonso (54') e Diogo Costa (56'). No desempate por pontapés de penálti, os nossos jovens jogadores não foram felizes, saindo derrotados por 1-4.
Com mais um acesso à Liga de Ouro, que culminou com um 12.º lugar na classificação geral, este foi mais um Torneio Lopes da Silva muito bem sucedido por parte da Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja. Um trajeto que se deve também ao esforço e dedicação das famílias destes atletas e aos clubes do nosso distrito que ao longo da temporada lutam pelo futebol de formação no Baixo Alentejo.
Quanto a vencedores, este Torneio Lopes da Silva terminou com da Associação de Futebol de Lisboa a conquistar a Liga de Platina (1.º lugar da geral); a Associação de Futebol de Viseu celebrou a vitória de Liga d Ouro (7.º lugar da geral); na Liga de Prata, a vencedora foi a formação da Associação de Futebol de Vila Real (13.ª classificada); já o troféu da Liga de Bronze foi levantado pela seleção da Associação de Futebol de Portalegre (19.ª classificada).
Independentemente das classificações, ficou evidenciado o enorme trabalho das 22 Associações Distritais e Regionais e dos seus clubes no contexto do futebol de formação, com jogos sempre bem disputados e muito equilibrados. Feito que merece ainda mais destaque se recordarmos que muito deste esforço, com esta geração de jogadores, se fez depois de um longo período de pandemia.
Fechamos este capítulo agradecendo, uma vez mais, a todos os familiares e amigos que nas bancadas ou à distância fizeram questão de acompanhar e apoiar a nossa Seleção Distrital, bem como a todos os amigos das diferentes comitivas com quem partilhámos inúmeros momentos ao longo deste Torneio Lopes da Silva. Uma palavra, ainda, para a excelente organização da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Aveiro.
O Torneio Lopes da Silva regressa no próximo ano!