Taça de Portugal: Equipas do distrito garantem acesso à 2.ª Eliminatória
CF Vasco da Gama, FC Serpa e FC Castrense venceram e juntam-se a CD Almodôvar.
01 setembro 2025
Competições
Taça de Portugal
1.ª Eliminatória |
CF Vasco da Gama |
2 |
1 |
GD Lagoa |
FC Castrense |
1 |
0 |
CDR Quarteirense |
FC Serpa |
3 |
0 |
GD Portel |
Foi um fim-de-semana muito positivo e de extrema importância para o futebol distrital. As equipas do Clube de Futebol Vasco da Gama, do Futebol Clube Castrense e do Futebol Clube de Serpa foram a jogo na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade e venceram os respetivos encontros. As três formações seguem em frente na competição e juntam-se a Clube Desportivo de Almodôvar na 2.ª eliminatória.
Esta edição da Taça de Portugal arrancou no sábado e o Clube de Futebol Vasco da Gama foi uma das primeiras equipas a subir ao relvado. A turma de Vidigueira entrou bem na partida e marcou cedo, na sequência de um pontapé de canto, com Emmanuel Eze (4') a assinar o primeiro da partida. O Grupo Desportivo de Lagoa procurou responder, mas sem conseguir criar grandes ocasiões na primeira parte. De resto, esteve do lado do Vasco da Gama a chance de fazer o 2-0, valendo aos algarvios o guarda-redes Matthaus Ferreira.
Na segunda parte, o Grupo Desportivo de Lagoa entrou com tudo e dispôs de uma mão cheia de oportunidades. A linha mais recuada do Clube de Futebol Vasco da Gama respondeu sempre bem, com Ruan em bom plano entre os postes. Quando conseguiu respirar, o conjunto comandado por Ricardo Vargas voltou a ser eficaz: Luciano Santos (59') respondeu muito bem a um cruzamento tirado à esquerda e fez o 2-0.
O Grupo Desportivo de Lagoa voltou a ameaçar perto do final do encontro e acabou mesmo por chegar ao golo, mas já em tempo de compensação, numa altura em que o Clube de Futebol Vasco da Gama já estava reduzido a dez, fruto da expulsão de Daniel Andrade: Pedro Duarte (92') aproveitou uma saída em falso do guarda-redes Ruan para reduzir para 2-1, tento insuficiente para impedir ao vitória da formação de Vidigueira.

No domingo, em Castro Verde, jogo muito equilibrado entre Futebol Clube Castrense e Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense. As oportunidades não abundaram, mas as mais flagrantes pertenceram ao Futebol Clube Castrense.
Numa dessas ocasiões, Natã Marciano aproveitou da melhor forma para colocar a bola para o 1-0, quando estavam jogados 31 minutos.
Tanto na primeira como na segunda parte, o Quarteirense criou alguns problemas, mas a defesa do Castrense respondeu bem. Nota, ainda, para o guarda-redes Miguel Cruz, que controlou sempre da melhor forma o seu espaço e que ainda teve oportunidade de brilhar com uma excelente defesa a livre direto do Quarteirense, ainda nos primeiros quarenta a cinco minutos. Na segunda parte, a melhor ocasião esteve na cabeça de Rhuan Terra, que viu a bola passar a centímetros do segundo dos homens de Castro Verde.
O resultado acabou por não sofrer alterações e o Futebol Clube Castrense levou a melhor: 1-0 na receção ao Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense.

Em Serpa, maior domínio do conjunto da casa, faltando ao Futebol Clube de Serpa o golo no primeiro tempo, que terminou empatado a zero.
Na segunda parte, a entrada forte do Futebol Clube de Serpa resultou em golo, apontado por Miguel Lemos (51'), em posição frontal e se a vida do Grupo Desportivo de Portel já estava complicada, pior ficou com a expulsão de Dionatan Santos no momento em que a turma serpense festejava o primeiro da partida.
À passagem do minuto 63, um dos grandes momentos do jogo: Diogo Marques recebeu a bola na direita, cortou para dentro e disparou uma bola colocadíssima para o 2-0.
O terceiro chegou já na ponta final da partida: má saída de bola do Grupo Desportivo de Portel, com os elementos mais adiantados do Futebol Clube de Serpa a pressionarem de forma imediata e a recuperarem o esférico; depois, Gonçalo Pereira (86'), a trabalhar muito bem de forma individual, passou por toda a gente e fechou o resultado em 3-0.
Com estes resultados, o distrito de Beja vai contar com quatro equipas na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Clube de Futebol Vasco da Gama, Futebol Clube Castrense e Futebol Clube de Serpa juntam-se ao Clube Desportivo de Almodôvar que tinha ficado isento nesta ronda da prova.
Todos os resultados disponíveis no nosso Centro de Resultados.