O distrito de Coimbra recebeu entre os dias 22 e 28 de junho a 29.ª edição do Torneio Lopes da Silva. Em prova voltaram a estar as vinte e duas Seleções Distritais Masculinas de Futebol Sub-14 de todo o país, entre as quais a formação da Associação de Futebol de Beja que voltou a disputar e Liga de Ouro, terminando no décimo primeiro lugar da classificação geral e melhorando o desempenho de 2024.

Integrada no Grupo D, a seleção bejense iniciou a sua caminhada frente à congénere da Associação de Futebol de Castelo Branco. Depois de uma primeira parte sem golos e sem um futebol deslumbrante das duas equipas, o segundo tempo foi diferente, arrancando logo com um autogolo de João Oliveira (31’), que deixou a Associação de Futebol de Beja na frente. Pouco depois, Diogo Trole (38’) apontou o 2-0 final.

Seguiu-se o conjunto da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Em 2024, Beja e Angra encontraram-se precisamente na segunda jornada da primeira fase do Torneio Lopes da Silva – com Beja a sair vencedora por 4-0. Este ano, as duas equipas voltaram a medir forças e a vitória voltou a sorrir aos jovens alentejanos, desta vez por 2-0, com golos de Diogo Trole (23’) e Pedro Costa (47’).

Neste segundo dia de torneio, nota também para o tradicional jantar oficial, realizado no Estádio Cidade de Coimbra e no qual a Associação de Futebol de Beja esteve representada pelo diretor José Sêco.

Com o segundo lugar do grupo e o acesso à Liga de Ouro já assegurados, faltava defrontar Braga. Num desafio muito complicado diante de uma das favoritas da prova, a nossa Seleção Distrital saiu derrotada por 4-0, com Martim Ferreira (13’), Pedro Maltez (20’), Diogo Francisco (33’) e Tomás Moreno (60’) a inscreverem os seus nomes na lista de marcadores.

Depois de um dia de descanso, os jovens bejenses voltaram à competição frente ao conjunto da Associação de Futebol de Leiria. Partida complicada, na qual Beja marcou primeiro e até foi para o intervalo a vencer, com golo de Diogo Trole (19’). No segundo tempo, Rafael Fouto (33’, pen.) e Manuel Basílio (66’) deram a volta ao resultado (2-1).

No dia seguinte, assistimos a sessenta minutos de muito equilíbrio entre as Seleções Distritais de Viseu e Beja. A turma bejense pecou na finalização; do outro lado, Simão Matos (49’) não desperdiçou a melhor oportunidade de que dispôs para fazer o 1-0 que atirou Beja para o jogo de definição dos 11.º e 12.º lugares.

A encerrar a sua participação nesta 29.ª edição do Torneio Lopes da Silva, a nossa Seleção Distrital Masculina de Futebol Sub-14 teve pela frente a equipa da Associação de Futebol de Vila Real e mostrou desde o início ter argumentos para vencer a partida. Os golos de Rodrigo Arsénio (26’) e Rafael Barbado (49’) confirmaram isso mesmo: 0-2 foi o resultado final.

Com mais um acesso à Liga de Ouro, que culminou com um 11.º lugar na classificação geral, este foi mais um Torneio Lopes da Silva muito bem sucedido por parte da Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja. Um trajeto que se deve também ao esforço e dedicação das famílias destes atletas e aos clubes do nosso distrito que ao longo da temporada lutam pelo futebol de formação no Baixo Alentejo.

Quanto a vencedores, este Torneio Lopes da Silva terminou com da Associação de Futebol de Lisboa a conquistar pelo segundo ano consecutivo a Liga de Platina (1.º lugar da geral); a Associação de Futebol de Leiria celebrou a vitória de Liga de Ouro (7.º lugar da geral); na Liga de Prata, a vencedora foi a formação da Associação de Futebol da Madeira (13.ª classificada); já o troféu da Liga de Bronze foi levantado pela seleção da Associação de Futebol de Portalegre (19.ª classificada).

Fechamos este capítulo agradecendo, uma vez mais, a todos os familiares e amigos que nas bancadas ou à distância fizeram questão de acompanhar e apoiar a nossa Seleção Distrital, bem como a todos os amigos das diferentes comitivas com quem partilhámos inúmeros momentos ao longo deste Torneio Lopes da Silva.
 
 O Torneio Lopes da Silva regressa no próximo ano!