A décima quarta jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão disputou-se no último domingo. Em Vila Nova de São Bento, Clube Atlético Aldenovense e Clube de Futebol Vasco da Gama mediram forças, com a equipa da casa a vencer e a subir à primeira posição. O segundo posto pertence agora ao Futebol Clube Castrense, que bateu o Sporting Clube Ferreirense por 5-1, numa partida que contou com transmissão em direto através dos canais oficiais da Associação de Futebol de Beja.
Começamos, precisamente por Castro Verde, onde a equipa da casa se adiantou no marcador logo aos 5 minutos, com Valter Lopes a responder da melhor forma ao pontapé de canto batido por Carlos Amarante (Hélio). Depois, o Sporting Clube Ferreirense equilibrou o jogo e procurou igualar o encontro, apostando, sobretudo, em transições que explorassem a velocidade de Vasco Pais. Numa dessas transições, Vasco Pais (29') marcou mesmo um golo de belo efeito, fazendo o 1-1 que se verificava ao intervalo.
No segundo tempo, a turma do Futebol Clube Castrense superiorizou-se, acelerando a chegada da bola a zonas de perigo e condicionando as tentativas de ataque do adversário. O melhor momento dos homens de Castro Verde refletiu-se em golos, com Francisco Morais (Deco) a ser protagonista em duas ocasiões: primeiro a fazer o 2-1, aos 51 minutos, aproveitando alguma confusão na área do Ferreirense, depois, aos 54 minutos, a assistir, com um excelente cruzamento, Luís Aurélio para o 3-1.
À passagem do minuto 58 é assinalado penálti a favor do Futebol Clube Castrense, oportunidade que João Cardoso não desperdiçou. A contagem ficou fechada aos 89 minutos, com Natã Marciano a colocar o seu nome na lista de marcadores e a estabelecer o 5-1 final. Apesar do resultado volumoso, nota, ainda, para a exibição de Diogo Mestre, guarda-redes do Sporting Clube Ferreirense, que brilhou com um conjunto de boas intervenções.
Com este resultado, o Futebol Clube Castrense sobe ao segundo lugar, aproveitando também o resultado do frente-a-frente entre Clube Atlético Aldenovense e Clube de futebol Vasco da Gama.
Em Vila Nova de São Bento, Yordanes Márquez adiantou o Clube Atlético Aldenovense logo aos 3 minutos. A resposta surgiu por Jorge Raposo que, aos 24 minutos, repôs a igualdade no marcador.
A segunda parte arrancou com novo tento de Yordanes Márquez (46'). O 2-2 acabou por ser apontado por Bruno Costa, à passagem do minuto 69.
O resultado ficou fechado aos 95 minutos, com George Pinheiro a converter com sucesso um pontapé de penálti e a assegurar mais três pontos para o Clube Atlético Aldenovense que, com este resultado (3-2) sobe ao primeiro lugar.
Nos restantes encontros, o Sport Clube Mineiro Aljustrelense bateu o Sporting Clube de Cuba por 5-0 e mantém a perseguição aos três primeiros classificados. Já o Clube Desportivo Praia de Milfontes venceu, no Foz do Mira, a turma do Grupo Desportivo Messejanense por 1-0.
O Clube Desportivo de Almodôvar deslocou-se ao reduto da Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo, onde assegurou mais três pontos, depois do triunfo por 0-3. Em São Teotónio, Grupo Desportivo Renascente e Despertar Sporting Clube não foram além de um empate a zero.
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão
Jornada 14 - 16 janeiro 2025 |
GD Renascente |
0 |
0 |
Despertar SC |
CD Praia Milfontes |
1 |
0 |
GD Messejanense |
ACD Penedo Gordo |
0 |
3 |
CD Almodôvar |
SCM Aljustrelense |
5 |
0 |
SC Cuba |
CA Aldenovense |
3 |
2 |
CF Vasco da Gama |
FC Castrense |
5 |
1 |
SC Ferreirense |
1.ª Divisão
Classificação |
|
|
J |
V |
E |
D |
P |
1 |
CA Aldenovense |
14 |
10 |
2 |
2 |
32 |
2 |
FC Castrense |
14 |
10 |
1 |
3 |
31 |
3 |
CF Vasco da Gama |
14 |
10 |
1 |
3 |
31 |
4 |
SCM Aljustrelense |
14 |
9 |
1 |
4 |
28 |
5 |
CD Praia Milfontes |
14 |
8 |
0 |
6 |
24 |
6 |
CD Almodôvar |
14 |
7 |
2 |
5 |
23 |
7 |
GD Renascente |
14 |
6 |
3 |
5 |
21 |
8 |
SC Ferreirense |
14 |
6 |
2 |
6 |
20 |
9 |
GD Messejanense |
14 |
4 |
2 |
8 |
14 |
10 |
Despertar SC |
14 |
2 |
3 |
9 |
9 |
11 |
ACD Penedo Gordo |
14 |
1 |
2 |
11 |
5 |
12 |
SC Cuba |
14 |
1 |
1 |
12 |
4 |