Arrancou no último fim-de-semana mais uma edição da Taça Distrito de Beja, com dez equipas a seguirem para a primeira eliminatória, entre as quais o Louredense Futebol Clube que sofreu, diante do Futebol Clube de São Marcos, mas acabou por conseguir a vitória no prolongamento (2-3).

Mas esta pré-eliminatória arrancou no sábado, com a partida entre Grupo Desportivo de Santa Luzia e Clube Desportivo e Recreativo Salvadense. Depois do empate a duas bolas verificado ao fim de 120 minutos de jogo, foi necessário recorrer ao desempate por pontapés de penálti. Neste capítulo, a turma de Salvada levou a melhor, vencendo o desempate por 3-4.

Seguiram-se, no domingo, mais nove bons jogos de futebol. Um desses encontros colocou frente-a-frente o Futebol Clube de São Marcos e o Louredense Futebol Clube. As duas equipas mostraram boa organização e dinâmicas interessantes nos primeiros minutos, mas sentiram algumas dificuldades para criar lances de verdadeiro perigo.

O primeiro golo da partida surgiu aos 27 minutos: na sequência de um pontapé de canto, Filipe Batista inaugurou o marcador, deixando o São Marcos em vantagem. Dois minutos depois, contrariedade para o Louredense, com o guarda-redes Bruno Palma a tocar a bola com a mão fora da área e a receber ordem de expulsão.

Mesmo reduzida a dez, a equipa do Louredense Futebol Clube chegou ao empate ainda na primeira parte, com Leonardo Bexiga a marcar aos 38 minutos.

A desvantagem numérica não foi muito notada mesmo no segundo tempo. O Louredense esteve sempre bem organizado, sem se encostar em demasia à sua área, procurando sair em contra-ataque sempre que surgia a oportunidade. Do outro lado, os homens de São Marcos da Ataboeira, procuraram aproveitar o facto de estarem a jogar contra dez para voltarem à vantagem. As oportunidades não abundaram, mas as existentes esbarraram, sobretudo, num conjunto de boas intervenções de Rafael Gonçalves, guarda redes que saltou do banco para o lugar do expulso Bruno Palma.

Sem alterações ao resultado no tempo regulamentar, a partida foi para prolongamento. Aqui, a eficácia foi maior, com Tomás Amaro (97') e Joel Tomé (108', autogolo) a deixarem o Louredense Futebol Clube em vantagem. À passagem do minuto 118, João Guerreiro ainda reduziu para 2-3, mas o triunfo não escapou ao Louredense, que segue em frente na prova.

A próxima eliminatória vai contar também com o Grupo Desportivo e Cultural da Sete, que bateu o Centro Cultural e Desportivo da Trindade por 2-1, após prolongamento. Na deslocação a Luzianes-Gare, o Grupo Desportivo Renascente venceu por 0-2, resultado idêntico ao obtido por Sport Clube Mineiro Aljustrelense na visita ao Juventude Clube Boavista.

O resultado mais expressivo verificou-se no Parque Desportivo 1.º de Maio, em Pias, onde o Piense Sporting Clube levou a melhor sobre o Clube de Futebol Guadiana (5-0).

O Clube Desportivo de Almodôvar também carimbou o acesso à próxima fase, com uma vitória por 0-3 frente ao Alvorada Futebol Clube de Ervidel. A primeira eliminatória vai também vai contar com o Sporting Clube Figueirense, que venceu o Negrilhos Futebol Clube por 2-3.

Em Ferreira do Alentejo, a turma da casa bateu o Sabóia Atlético Clube por 3-1. Já o Clube Desportivo Praia de Milfontes foi a casa do Sporting Clube de Cuba vencer por 0-1.

Taça Distrito de Beja
Pré-Eliminatória - 9 e 10 novembro 2024
GD Santa Luzia (3)2 2(4)* CDR Salvadense
GDR Luzianes-Gare 0 2 GD Renascente
Piense SC 5 0 CF Guadiana
Alvorada FCE 0 3 CD Almodôvar
Negrilhos FC 2 3 SC Figueirense
JC Boavista 0 2 SCM Aljustrelense
FC São Marcos 2 3** Louredense FC
SC Ferreirense 3 1 Sabóia AC
SC Cuba 0 1 CD Praia Milfontes
GDC Sete 2 1** CCD Trindade

* após desempate por pontapés de penálti
** após prolongamento