Finalizado o Processo de Certificação da temporada 2023/2024, o distrito de Beja bateu um novo recorde: são agora dezanove os clubes distinguidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O bom trabalho desenvolvido resultou também numa subida na classificação de alguns filiados.

Neste lote e na vertente de Futebol, Clube de Futebol Vasco da Gama, Clube Desportivo Praia de Milfontes, Despertar Sporting Clube, Futebol Clube Castrense, Futebol Clube de Serpa, Moura Atlético Clube, Sport Clube Mineiro Aljustrelense e Sport Clube Odemirense alcançaram a certificação como entidades formadoras de três estrelas; Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo, Centro de Cultura e Desporto do Bairro de Nossa Senhora da Conceição, Clube Atlético Aldenovense, Clube Desportivo de Beja, Juventude Clube Boavista, Sporting Clube de Cuba e Sporting Clube Ferreirense alcançaram a certificação como escolas de futebol de duas estrelas. A estes, somam-se Ourique Desportos Clube e Grupo Desportivo Messejanense como Centros Básicos de Formação de Futebol.

No que ao Futsal diz respeito, o Grupo Desportivo e Cultural da Baronia manteve-se como escola de duas estrelas, já o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Moura foi certificado como Centro Básico de Formação.

A lista de todas as entidades certificadas pode ser consultada AQUI.

O processo de certificação de entidades formadoras está aberto a todas as coletividades promotoras da prática de Futebol e/ou Futsal, com o objetivo de assegurar melhores condições para a formação de jovens atletas. Para além de se tornarem referências na formação de jogadores nas respetivas regiões, os clubes certificados passam a responder às exigências que lhes permitem receber mais dividendos de transferências de atletas por eles formados e participar em campeonatos nacionais