A Federação Portuguesa de Futebol organizou no último fim-de-semana a segunda edição da Festa Nacional de Walking Football, reunindo na Cidade do Futebol 14 equipas em representação de outras tantas Associações Distritais.

O Walking Football não é apenas atividade física, mas também convívio pelo que o encontro arrancou sexta-feira e concluiu-se este sábado com a realização dos jogos.

Arménio Pinho, diretor da FPF, assinalou o “crescimento de 400 por cento em relação ao ano passado com a inscrição de quase 1500 atletas na modalidade, sendo que 45 por cento são mulheres”.

O Walking Football é destinado a praticantes a partir dos 50 anos e, como se constatou no encontro realizado na Cidade do Futebol, pode ir muito para além dos 88 anos, esta a idade do atleta mais velho que esteve presente na festa e que representou a AF Porto. Marcaram presença 204 atletas , além de 56 elementos do staff das associações.

Arménio Pinho assinalou “o investimento da FPF, nomeadamente na gestão do projeto e criação de um manual de formação de professores, bem como das associações distritais e regionais para a qual tem contribuído o envolvimento dos clubes, autarquias, santas casas, IPSS's e universidades seniores”.

“Mas a FPF e as associações distritais e regionais querem mais”, assegura o dirigente que espera que todos continuem a trabalhar neste sentido e que possam aumentar o número de equipas que existe atualmente – são 85. Em termos totais, o número de praticantes é de 1.437, sendo que a média de idades situa-se nos 67 anos, havendo o registo de uma atleta com 93 anos, da AF Viseu.

Ao longo destes dois dias de atividade, estiveram representadas as Associações de Futebol de Viana Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Beja, Évora, Lisboa, Horta, Ponta Delgada, Madeira e Castelo Branco. O evento contou igualmente com a presença de Alfredina Silva, embaixadora FPF do Walking Football.

Texto e Foto: Federação Portuguesa de Futebol