Taça Distrito de Beja
Final - 19 maio 2024
Moura AC (3) 1 1 (1) CD Praia Milfontes

* após desempate por pontapés de penálti

O estádio do Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, voltou a encher-se para mais uma grande final da Taça Distrito de Beja. Naquela que é, por tradição, uma das maiores festas do futebol distrital, foram a jogo as equipas do Moura Atlético Clube e do Clube Desportivo Praia de Milfontes. O troféu foi conquistado pelo conjunto de Moura, que juntou este troféu à conquista do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

No que diz respeito ao jogo, entraram em campo duas boas equipas, empenhadas em levar para casa um dos títulos mais emblemáticos da região. Como era de esperar, tendo em conta o que aconteceu ao longo da temporada, a formação do Moura AC foi assumindo maior controlo da bola, construindo de forma mais paciente; do outro lado, o conjunto do CD Praia de Milfontes tentava ferir o adversário com algumas transições rápidas e até conseguiu criar alguns problemas e as primeiras ocasiões dignas de registo. De qualquer modo, nenhuma das equipas foi capaz de chegar ao golo nos primeiros quarenta e cinco minutos.

No segundo tempo, não se verificaram grandes mudanças no estilo de jogo das duas equipas, que continuaram a sentir muitas dificuldades para chegar ao golo.

À passagem dos 70 minutos, o Moura AC viu-se reduzido a dez unidades, depois da expulsão de Kevin Amarante. Apesar do contratempo, a turma de Moura manteve sempre o equilíbrio, impedindo que o CD Praia de Milfontes fosse capaz de aproveitar a vantagem numérica.

Já em tempo de descontos surge o primeiro golo do jogo: André Alves (Dedé) (91'), com uma excelente jogada individual, tirou toda a gente da frente e atirou a contar.

Com pouco tempo para jogar, o coletivo de Vila Nova de Milfontes procurou responder e avançou no terreno. Num lance com origem num pontapé de canto, o árbitro do encontro, Jorge Sousa, entendeu haver motivo para pontapé de penálti, favorável ao Praia. Da marca dos onze metros, Diogo Santos (103') não desperdiçou e fez o 1-1 que empurrava a decisão para o desempate por pontapés de penálti.

No momento do desempate, Fábio Reis esteve em evidência ao travar três penáltis, com o resultado a ficar fechado em 3-1.

O Moura AC celebrou, assim, a dobradinha, com a conquista desta edição da Taça Distrito de Beja, à qual se junta o título de Campeão Distrital.

Moura Atlético Clube e Clube Desportivo Praia de Milfontes voltam a encontrar-se no próximo dia 2 de junho, em Almodôvar, para disputarem a Supertaça do Distrito de Beja.