No último fim-de-semana foi exibido mais um Cartão Branco, desta vez a João Soares, atleta do Sport Clube Odemirense, no decorrer do encontro que colocou frente-a-frente a turma de Odemira e o Moura Atlético Clube, a contar para a décima nona jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

O árbitro da partida, João Lopes, descreve no relatório de jogo que depois de um atleta da turma de Moura ter torcido um pé, magoando-se com alguma gravidade, João Soares rapidamente colocou em prática os seus conhecimentos como fisioterapeuta para assistir o adversário. Esta ação do atleta do Sport Clube Odemirense foi, assim, reconhecida com um cartão branco.

O Cartão Branco teve origem numa parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e da Coca-Cola, com o propósito de enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A Associação de Futebol de Beja foi uma das primeiras a aderir a esta iniciativa, que já projetou bons exemplos um pouco por todo o país.