No último fim-de-semana, foram exibidos dois cartões brancos em provas da Associação de Futebol de Beja. Ivo Figueira, fisioterapeuta do Despertar Sporting Clube e José Vilão, atleta do Futebol Clube de Serpa B foram reconhecidos pelos seus atos de fair play.

Começamos pelo cartão branco exibido a Ivo Figueira, que no encontro do Campeonato Distrital de Sub-18 (Juniores A), entre Despertar Sporting Clube e Sporting Clube Figueirense, auxiliou rapidamente um atleta da turma de Figueira dos Cavaleiros, que caiu inanimado após choque com um adversário. A pronta ação do fisioterapeuta do Despertar foi reconhecida pela equipa de arbitragem liderada por António Bernardino.

Já na partida da Taça de Honra da 2.ª Divisão, que colocou frente-a-frente as equipas do Futebol Clube de Serpa B e da Casa da Cultura de Aldeia dos Fernandes, após bola ao solo, um atleta da turma de Aldeia dos Fernandes procurou jogar com o seu guarda-redes, mas a bola acabou nos pés de José Vilão que, em posição muito favorável, optou por não tirar proveito da situação e devolver o esférico ao guardião adversário. A ação, descrita pelo árbitro Joel Salvador valeu a exibição do cartão branco.

O Cartão Branco teve origem numa parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e da Coca-Cola, com o propósito de enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A Associação de Futebol de Beja foi uma das primeiras a aderir a esta iniciativa, que já projetou bons exemplos um pouco por todo o país.