O treinador da equipa do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Moura, Nuno Gaspar, viu o Cartão Branco. O cartão foi exibido na última sexta-feira, no primeiro jogo da edição deste ano da Taça Distrito de Beja de Futsal, frente ao Grupo Desportivo e Cultural da Baronia.

A equipa de arbitragem, composta por Ricardo Diogo, João Lagoas e Mário Burrica, descreve no relatório de jogo que aos 19 minutos da segunda parte, o atleta do GDC Baronia, Pedro Carvalho, caiu na superfície de jogo depois se sentir indisposto. Ao ver o sucedido, o treinador do Núcleo SCP de Moura, Nuno Gaspar, entrou prontamente na quadra para auxiliar o atleta adversário, contribuindo para a sua rápida recuperação. A atitude valeu a exibição do Cartão Branco.

O Cartão Branco teve origem numa parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e da Coca-Cola, com o propósito de enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A Associação de Futebol de Beja foi uma das primeiras a aderir a esta iniciativa, que já projetou bons exemplos um pouco por todo o país.