Realizou-se na noite de ontem, quarta-feira, 31 de maio, na sede da Associação de Futebol de Beja, uma Assembleia Geral Extraordinária, que se dividiu em duas sessões. Nove clubes associados estiveram representados.

Na primeira sessão, o primeiro ponto da ordem de trabalhos incidiu sobre a alteração de alguns pontos do Regulamento de Provas Oficiais da Associação de Futebol de Beja. Todas as propostas apresentadas foram aprovadas, com valiosos contributos dos clubes presentes.

Entre os pontos aprovados, destaque para o aumento do número de jogadores formados localmente constantes nas fichas de jogo em provas como o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão para oito, ou a alteração das denominações das provas dos escalões de formação. As equipas que pretendam participar no Distrital da 1.ª Divisão ficam também obrigadas a ter pelo menos uma equipa de formação inscrita em provas oficiais da Associação de Futebol de Beja.

Outra das novidades para 2023/2024 é a possibilidade de o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão ter treze equipas, em detrimento das doze definidas pelo formato da competição. O facto de nenhum dos quatro primeiros classificados da edição deste ano da prova pretender ou ser elegível para subir ao Campeonato de Portugal poderia influenciar o futuro de outras equipas. Em Assembleia Geral, os presentes entenderam que este contexto não deveria penalizar nenhum outro clube e mostraram-se favoráveis a este alargamento, excluindo-se assim um eventual cenário de despromoção do Clube Desportivo de Almodôvar.

A primeira sessão ficou concluída com a aprovação por unanimidade da alteração a alguns pontos do Regulamento de Disciplina e com a nomeção de Mariano Baião Guerreiro como Sócio Honorário.

A segunda sessão foi agendada para debater, especificamente, alterações aos Estatutos da Associação de Futebol de Beja. Todas as propostas apresentadas foram aprovadas por unanimidade.