Taça Distrito de Beja - Final
Final - 28 maio 2023
FC Castrense (3)0 0(1) ACD Penedo Gordo


O último domingo foi marcado pela final da emblemática Taça Distrito de Beja, este ano disputada pelas equipas do Futebol Clube Castrense e da Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo. Sem golos ao longo do encontro, o vencedor foi apurado através do desempate por pontapés de penálti, com os homens de Castro Verde a celebrarem a conquista do troféu pelo segundo ano consecutivo.

Numa final tudo pode acontecer e não há favoritos, mas é também inevitável fazer comparações entre as duas equipas que chegam à partida decisiva de uma prova. A classificação geral do Distrital da 1.ª Divisão era referência para muitos que viam de um lado um favorito FC Castrense - vice-campeão distrital - e do outro a equipa da ACD Penedo Gordo que terminou no penúltimo lugar do campeonato. Ora, se a distância que separou as duas equipas no "Distritalão" acabou por ser grande, a verdade é que nesta final os dois conjuntos estiveram bem próximos, deitando por terra quaisquer previsões.

O jogo teve sempre duas equipas muito encaixadas, com os homens de Castro Verde a terem algum ascendente em matéria de posse de bola. A espaços, a turma de Penedo Gordo também foi conseguindo chegar perto da baliza defendida por Miguel Cruz, mas sem grande perigo. Do lado contrário, a linha defensiva era obrigada a maior concentração, mas o FC Castrense também não teve vida fácil no capítulo da finalização. Ainda assim, Saiming teve um par de boas intervenções no primeiro tempo; já Miguel Cruz não foi obrigado a defesas complicadas, estando bem no controlo da profundidade.

Ao longo do encontro, a bola só por uma vez beijou as redes, num golo do FC Castrense que viria a ser anulado por fora-de-jogo.

Para se encontrar um vencedor desta edição da Taça Distrito de Beja foi mesmo necessário recorrer ao desempate por pontapés de penálti. Aqui a eficácia esteve do lado do Castrense, que venceu por 3-1, erguendo o troféu pelo segundo ano consecutivo e garantindo a presença na Supertaça que se joga no próximo fim-de-semana.

Nesta festa da Taça Distrito de Beja há ainda que destacar não só o desempenho, mas também o desportivismo das equipas intervenientes, assim como excelente ambiente de todos os adeptos que se deslocaram ao Complexo Desportivo Fernando Mamede.

A Taça Distrito de Beja regressa na próxima temporada.