O Estádio Municipal de Vidigueira voltou a receber mais uma edição do Torneio Interassociações "Vila dos Gamas". A prova organizada pela Associação de Futebol de Beja em colaboração com o Município de Vidigueira serve de preparação para o Torneio Lopes da Silva e realizou-se no último sábado. No final, a equipa da Associação de Futebol do Algarve levantou o troféu de primeira classificada. A formação da Associação de Futebol de Beja terminou no terceiro lugar, deixando bons indicadores.

No arranque desta edição do torneio, as Seleções Distritais Masculinas de Futebol Sub-14 da Associações de Futebol de Beja e da Associação de Futebol de Évora foram as primeiras a entrar em campo. Num jogo que começou morno, e com muitas dificuldades dos dois lados para criar oportunidades, foram os eborenses quem, já na segunda parte, tiveram uma mão cheia de ocasiões de golo, todas elas desperdiçadas ou defendidas pelo guardião bejense. Depois de terminar empatado sem golos, foi a turma da Associação de Futebol de Évora a apurada para a final, depois de vencer no desempate por pontapés de penálti por 3-4.

Seguiu-se a partida entre as equipas das Associações de Futebol do Algarve e de Portalegre. Os jovens portalegrenses ainda estiveram em vantagem, mas os algarvios acabariam por dar a volta ao resultado, vencendo por 3-1.

Os jogos decisivos disputaram-se à tarde e já com alguma chuva a cair na vila de Vidigueira. No jogo de apuramento dos terceiro e quarto classificados, Beja e Portalegre foram para o intervalo empatadas sem golos. Já no segundo tempo, a Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja mostrou maior entrosamento, acabando por vencer por 3-0 e garantindo o terceiro lugar nesta edição do "Vila dos Gamas".

O conjunto da Associação de Futebol do Algarve acabou por ser o grande vencedor do torneio, depois de bater, na final, a congénere eborense (segunda classificada) por 0-1, numa partida difícil para as duas formações.

Deste "Vila dos Gamas" saem, como sempre, os primeiros indicadores em contexto, das Seleções que vão estar no Torneio Lopes da Silva. Seguem-se na preparação destes jovens os Torneios da Amizade e Olhão da Restauração.

No rescaldo, a Associação de Futebol de Beja não pode deixar de agradecer ao Município de Vidigueira e ao Clube de Futebol Vasco da Gama po todo a apoio prestando ao longo do evento.

Fotos: Joaquim Oliveira (Associação de Futebol de Évora) / Manuel Carvalho (Município de Vidigueira)