Ficou reservada para a última jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão a definição do vencedor desta edição da prova. Com Despertar Sporting Clube e Futebol Clube Castrense empatados em número de pontos, as difíceis deslocações que as duas formações tiveram nesta ronda nunca seriam fáceis e tudo podia acontecer. Em Aljustrel, o FC Castrense cumpriu o seu papel e venceu. Em Moura, um golo ao cair do pano permitiu que a festa fosse feita em tons de vermelho e preto.

Começamos por olhar para a partida entre Sport Clube Mineiro Aljustrelense e Futebol Clube Castrense, na qual o conjunto de Castro Verde entrou melhor, tendo domínio em boa parte dos primeiros quarenta e cinco minutos. O primeiro golo até surgiu cedo, apesar de se afigurar complicada a aproximação à baliza defendida por Miguel Pardal. De qualquer modo, Carlos Amarante (Hélio) encontrou forma de abrir o marcador: ao ver o guardião do Mineiro ligeiramente adiantado, rematou de muito longe e fez o 0-1, quando estavam jogados 7 minutos. O segundo do Castrense foi apontado já perto do intervalo, por Tiago Tavares (38'), após uma jogada de insistência.

No segundo tempo, o técnico do SC Mineiro Aljustrelense mexeu na equipa e as mudanças deram nova cara à turma da casa, que foi causando sários problemas à defesa do FC Castrense. Luiz Melo (55') ainda reduziu e os homens de Aljustrel ainda criaram mais algumas oportunidades. Pelo meio, também a turma de Castro Verde desperdiçou algumas ocasiões para fazer o terceiro. De qualquer modo, o resultado já não viu mais alterações, fixando-se em 1-2.

Depois do apito final, em Aljustrel todos ficaram a aguardar notícias da partida de Moura que teve períodos de algum ascendente do Moura Atlético Clube. No jogo de despedida de Bruno Gomes, a intenção era terminar com a conquista dos três pontos frente ao Despertar Sporting Clube, mas a pontaria raramente esteve afinada, tanto de um lado como do outro.

Para o Despertar, não vencer era proíbido e no segundo tempo o conjunto bejense deu tudo por tudo em busca de um golo que pudesse assegurar os três pontos. Esse golo surgiu, já em tempo de compensação e praticamente em cima do apito final: na sequência de um livre descaído para a direita do ataque do Despertar e depois de um primeiro corte que acaba por não resolver o lance, a bola foi disparada para o interior da área, onde estava João Graça (90' + 10') que, na cara de Caio Rosa não desperdiçou.

No final, o Despertar SC fez a festa do título. Em Aljustrel, a desilusão da equipa do FC Castrense foi visível.

Ainda nesta Série de Subida, o Grupo Desportivo Renascente encerrou a sua boa campanha nesta edição do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão com mais uma vitória, desta vez na receção ao Sporting Clube de Cuba. O resultado fixou-se em 2-0.

Distrital da 1.ª Divisão - Série Subida
Jornada 10 - 2.ª Fase - 21 maio 2023
Moura AC 0 1 Despertar SC
SCM Aljustrelense 1 2 FC Castrense
GD Renascente 2 0 SC Cuba

 

1.ª Divisão - Série Subida
Classificação - 2.ª Fase
    J V E  D  P
1 Despertar SC 10 6 3 1 65
2 FC Castrense 10 6 1 3 65
3 SCM Aljustrelense 10 2 5 3 58
4 GD Renascente 10 4 2 4 46
5 Moura AC 10 2 3 5 42
6 SC Cuba 10 1 4 5 31

 

Na Série de Manutenção, houve dois resultados confortáveis para as equipas da casa. O Clube Desportivo Praia de Milfontes recebeu a Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo e venceu por 4-0, fixando-se na segunda posição do grupo. Já o Piense Sporting Clube bateu o Clube Desportivo de Almodôvar por 3-0, terminando no primeiro posto desta série.

Nos restantes lugares do grupo: Sport Clube Odemirense fechou na terceira posição, Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo ficou no quarto lugar, seguindo-se o Clube Desportivo de Almodôvar, em quinto.

Distrital da 1.ª Divisão - Série Manutenção
Jornada 10 - 2.ª Fase - 21 maio 2023
CD Praia Milfontes 4 0 ACD Penedo Gordo
Piense SC 3 0 CD Almodôvar

 

1.ª Divisão - Série Subida
Classificação - 2.ª Fase
    J V E  D  P
1 Piense SC 8 4 4 0 36
2 CD Praia Milfontes 8 4 2 2 34
3 SC Odemirense 8 4 3 1 33
4 ACD Penedo Gordo 8 3 1 4 28
5 CD Almodôvar 8 0 0 8 7