Taça de Honra da 2.ª Divisão - Final
Final - 20 maio 2023
Naverredondense (6)1 1(5) GD Santa Luzia


O Estádio Municipal Filipe Venâncio, em Almodôvar, recebeu, uma vez mais, as equipas do "Beira Serra" - Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Naverredondense e do Grupo Desportivo de Santa Luzia, desta vez para se defrontarem na Final da Taça de Honra da 2.ª Divisão. Como era previsível, o encontro foi equilibrado, terminando com empate a uma bola. O vencedor só foi conhecido depois do desempate da marca dos onze metros.

Frente-a-frente estavam duas equipas que se conheciam bem, uma vez que já se tinham defrontado em jogos da Série C do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão. Por essa altura, o conjunto de Nave Redonda mostrou outra consistência, o que lhe podia conferir algum favoritismo para esta final, mas a excelente evolução do GD Santa Luzia era demasiado evidente para se esperar algum tipo de facilitismo. Por isso, esta seria sempre uma partida muito equilibrada e de desfecho imprevisível.

As primeiras ocasiões foram, efetivamente, criadas pelos homens do GDCR Naverredondense, mas sem grande acerto no momento da finalização. De qualquer modo, as duas formações encaixaram bem no terreno de jogo, tornando muito difíceis as ações ofensivas de um lado e de outro.

Com o tempo a correr, o momento acabava por ser mais favorável ao GD Santa Luzia, equipa que se sentia confortável com um jogo mais vertical e na busca por um espaço que pudesse surpreender a linha defensiva contrária. A oportunidade acabou mesmo por surgir e Daniel Antas (23') não perdeu a oportunidade de abrir o marcador.

No que restou do primeiro tempo, a partida foi semdo controlada pela turma de Santa Luzia mas, no segundo tempo, a equipa do GDCR Naverredondense entrou determinada em dar a volta ao resultado. Do outro lado e com o resultado a seu favor, o GD Santa Luzia foi adotando uma postura mais conservadora, tantando segurar a vantagem, contudo, Cláudio Vieira (75') deitou por terra o plano, ao fazer o empate.

Sem mais golos até ao final dos noventa minutos, o jogo seguiu para o desempate através de pontapés de penálti. Aqui, o GDCR Naverredondense foi mais feliz, ao vencer por 6-5, conquistando a Taça de Honra da 2.ª Divisão.