Chegou ao fim a primeira edição do Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13. A prova, realizada em Évora, decorreu entre os dias 1 e 4 de abril e teve em prova uma aguerrida equipa da Associação de Futebol de Beja.

O rescaldo desta participação não podia ser melhor. Tal como acontece noutros escalões, mas neste em especial - porque falamos de crianças com idades inferiores a 13 anos - os resultados contam, mas são uma pequena parte de todo o processo. Tratando-se da primeira edição desta competição, esta foi, não só a primeira experiência destes jovens jogadores em contexto de Seleção, como também, em alguns casos, a primeira experiência no Futsal. Por isso mesmo, todo o trabalho e evolução nas últimas semanas e nestes dias de prova, aliados ao convívio entre a equipa e entre comitivas só pode ser benéfico.

No que toca a resultados, a nossa Seleção Distrital arrancou com uma derrota por 3-1, frente à congénere de Viana do Castelo, seguindo-se um empate a uma bola diante da equipa da Associação de Futebol da Horta. Dois jogos que terminaram com sabor amargo, já que a turma da Associação de Futebol de Beja fez por merecer algo mais em ambas as partidas.

Ao terceiro dia, a primeira vitória, frente a uma difícil e muito bem preparada equipa da Associação de Futebol de Portalegre, que até esteve a vencer por 0-3, mas acabou por ver os jovens bejenses darem a volta e fecharem o resultado em 4-3.

No derradeiro encontro, a adverária foi a Seleção da Associação de Futebol de Vila Real. Neste que foi o confronto mais desnivelado desta série de quatro jogos, os jovens de Vila Real traduziram o seu domínio em golos, vencendo por 1-6.

As bases estão lançadas. Alguns destes jogadores irão, certamente, continuar a praticar Futsal, outros vão acrescentar mais esta experiência a um percurso que se espera longo neste contexto desportivo.

Como sempre, a Associação de Futebol de Beja dá os parabéns pelo excelente trabalho à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Évora, enquanto entidades organizadoras. Fica ainda um especial agradecimento a todos os pais que acompanharam os jogos da nossa Seleção ao longo destes quatro dias de torneio.