A Associação de Futebol de Beja recebeu, na noite desta terça-feira, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes e Júlio Vieira, Diretor da FPF. A rápida visita teve como principal objetivo a entrega das placas e certificados de distinção das Entidades Formadoras que concluíram com sucesso o Processo de Certificação na época 2021/2022.

A primeira intervenção coube a Pedro Xavier, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), que agradeceu a presença dos representantes da FPF, bem como dos responsáveis dos clubes e das câmaras municipais do distrito.

Pedro Xavier aproveitou para destacar o trabalho e empenho dos dirigentes dos clubes envolvidos no Processo de Certificação, fazendo notar que “este é um caminho necessário e sem retorno que, apesar de trabalhoso, é benéfico para o Futebol” e terminando com um agradecimento aos elementos da subcomissão técnica da AFBeja.

O papel dos municípios e dos clubes na promoção do desporto nacional foi também reconhecido por Fernando Gomes. Para o Presidente da FPF, esta valorização, sobretudo no âmbito do Futebol, passa há já vários anos por este Processo de Certificação, que se tornou “uma peça essencial na elevação da qualidade da formação em Portugal”.

Com o crescente número de clubes envolvidos e já certificados, Fernando Gomes referiu que “estamos num momento de plenitude relativamente a este processo de certificação”, com as diferentes entidades a contribuírem ativamente para a evolução do Futebol no país.

No final da sua intervenção, o Presidente da FPF desafiou, não só os clubes a continuarem a trabalhar neste sentido, mas também a equipa da AF Beja a procurar alargar o número de entidades certificadas, destacando que o processo de certificação tem hoje uma grande importância “noutras áreas fundamentais que envolvem o Futebol, como o fair play, a integridade ou o suporte básico de vida”, sempre com o propósito de potenciar os clubes e os respetivos intervenientes nos mais variados segmentos da modalidade.

De recordar que o processo de certificação de entidades formadoras está aberto a todas as coletividades promotoras da prática de Futebol e/ou Futsal, com o objetivo de assegurar melhores condições para a formação de jovens atletas. Na temporada 2021/2022 concluíram este processo onze clubes filiados na Associação de Futebol de Beja: na vertente de Futebol, Clube de Futebol Vasco da Gama, Moura Atlético Clube, Futebol Clube Castrense e Futebol Clube de Serpa alcançaram a certificação como entidades formadoras de três estrelas, Clube Desportivo Praia de Milfontes, Despertar Sporting Clube, Clube Desportivo de Beja e Sporting Clube Ferreirense mantiveram a certificação como entidades formadoras de duas estrelas, grupo ao qual se juntou o Ourique Desportos Clube. Juventude Clube Boavista também manteve a certificação como Centro Básico de Formação de Futebol. No que diz respeito ao Futsal, o Grupo Desportivo e Cultural da Baronia manteve a classificação como entidade formadora com duas estrelas.