Jogou-se no último fim-de-semana a 2.ª eliminatória da Taça Distrito de Beja. Com a equipa do SC Odemirense já apurada para a próxima ronda, face à desistência do GDC Alvito, estavam por definir os conjuntos que iriam ocupar as restantes vagas. Dos encontros realizados, acabaram por sair vencedores GDCR Naverredondense, CA Aldenovense, Moura AC, ACD Penedo Gordo, Despertar SC, FC Castrense e Mértola United FC.

Começando pela partida de Moura, entre a equipa da casa e o Piense SC. A turma da casa entrou melhor e controlou boa parte dos primeiros quarenta e cinco minutos. Apesar de algumas dificuldades no último terço, houve oportunidades suficientes para os homens treinados por José Luís Prazeres saírem para o intervalo a vencer por 2-0, com Pathe Faye (8') e Cristiano Catarino (44') a inscreverem o seu nome na lista de marcadores.

A segunda parte começou de maneira diferente. José Manuel Rações mexeu am algumas das suas peças e logo no primeiro lance da etapa complementar, o Piense SC reduziu, com golo de André Figueira (46').

Seguiram-se alguns minutos de maior equilíbrio, com ambas as equipas em busca do golo. A bola iria mesmo voltar a entrar. A equipa do Moura AC dilatou aos 64 minutos, por António Borralho. Depois, com o jogo mais aberto, Thiago Costa (85') e Valter Dias (91') deram mais corpo à vantagem canarinha. Apesar da vantagem, os últimos minutos de jogo não foram um passeio para o Moura, já que os homens do Piense também dispuseram de várias oportunidades. Numa dessas ocasiões, Fábio Machado (94') estabeleceu o 5-2 final. O Moura AC segue em frente na prova.

Esta 2.ª eliminatória arrancou, contudo, no sábado, com o encontro entre Ourique DC e GDCR Naverredondense. As duas equipas tiverem de resolver o jogo no desempate da marca de grande penalidade, depois de uma igualdade a duas bolas no final do tempo regulamentar. Aqui, a equipa de Nave Redonda acabou por festejar ao vencer por 4-5.

Também no desempate por penáltis, ficou pelo caminho o GD Renascente, finalista da edição 2021-2022 da Taça Distrito de Beja. Frente ao Mértola United FC, os noventa minutos esgotaram-se com igualdade sem golos. O prolongamento terminou com 1-1 no marcador. No desempate da marca dos onze metros, o conjunto de Mértola acabou por vencer por 3-4.

Nos restantes encontros, resultados muito equilibrados, com exceção do triunfo do FC Castrense no reduto da ACD Santa Clara-a-Nova (1-9). A jogar em casa, o CA Aldenovense bateu a SRD Entradense por 1-0. Também a ACD Penedo Gordo venceu o CD Almodôvar pela margem mínima (0-1). Em Beja, o Despertar SC levou a melhor sobre o SC Cuba: 2-1 foi o resultado final.

Taça Distrito de Beja
2.ª Eliminatória - 18 e 19 março 2023
Ourique DC (4)2 2(5)* Naverredondense
CA Aldenovense 1 0 SRD Entradense
GD Renascente (3)1 1(4)* Mértola United FC
Moura AC 5 2 Piense SC
CD Almodôvar 0 1 ACD Penedo Gordo
Despertar SC 2 1 SC Cuba
Sta. Clara-a-Nova 1 9 FC Castrense


Todos os resultados e detalhes do jogo disponíveis no nosso Centro de Resultados.