O projeto-piloto Bola Mágica já está no terreno e irá chegar a 44 escolas e a mais de 1600 crianças de todo o País. Nesta primeira fase, vão ser recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o Continente e ilhas no próximo ano letivo.

Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, este projeto-piloto vai decorrer, a partir desta 2.ª feira e até 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental, estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF - André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale - apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Para analisar o impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas quinze instituições de Ensino Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment. A equipa das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita Cordovil.

Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, define os objetivos do projeto: “Pretende-se oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.

Além disso, refere ainda, com este projeto-piloto “estarão disponíveis uma série de sugestões de exercícios que permita uma melhor organização das sessões práticas de Atividade Física e Desportiva nas AEC e CAF, tendo em conta o impacto que o aumento da atividade físico-desportiva em crianças do 1º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição corporal e saúde mental”.

O projeto Bola Mágica vai também chegar ao distrito de Beja, à Escola Básica n.º 2 de Vila Nova de São Bento e à Escola Básica de Pias.

Texto e imagem: Federação Portuguesa de Futebol