O Estádio Municipal de Lagos foi o palco escolhido pela Associação de Futebol do Algarve para acolher, entre os dias 6 e 8 de janeiro, a Fase Zonal do Torneio Interassociações de Futebol Feminino Sub-14. Neste primeiro momento da prova, a nossa Seleção Distrital ficou integrada num grupo no qual, para além da anfitriã, esteve também o forte conjunto da Associação de Futebol de Lisboa.

Torneio marcado por acontecimentos recentes: o falecimento de Pelé e do antigo Coordenador Técnico da Associação de Futebol de Leiria, Professor Paulo Ribeiro. As duas personalidades foram recordadas e homenageadas antes do arranque de cada um dos três jogos com dois minutos de silêncio.

No que à competição diz respeito, a turma da Associação de Futebol de Beja estreou-se diante da equipa da Associação de Futebol do Algarve. Numa partida algo equilibrada, as jovens algarvias acabaram por ser melhores no momento de visar a baliza defendida por Bruna Sobral. Victória Francisco abriu o marcador e, já na segunda parte, um autogolo, na sequência de um forte remate de Luciana Varela fecharam o resultado em 2-0 para a seleção da casa.

O segundo dia de torneio foi de folga para as atletas bejenses mas, ainda assim, repleto de atividade. Conjuntamente com as equipas das Associações de Futebol do Algarve e de Lisboa, as nossas jovens jogadoras participaram numa reunião técnica com os Selecionadores da Federação Portuguesa de Futebol presentes. Para além disso, houve trabalho de recuperação e ginásio, sem esquecer alguns momentos de descontração na praia ou piscina. Registo para a vitória da Associação de Futebol de Lisboa frente à Associação de Futebol do Algarve por 0-2.

As Seleções Distritais de Beja e Lisboa encerraram este momento do torneio, num jogo bem disputado no primeiro tempo, mas que acabou por ser mais desnivelado na segunda parte. Leonor Poças, Francisca Fernandes, Ariana Monteiro, Iara Saraiva, Sofia Guerreiro e Matilde Matos foram as autoras do triunfo por 0-6 da equipa lisboeta.

Com esta conjugação de resultados, Lisboa e Algarve seguem para as Ligas Ouro e Prata, respetivamente. A Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja irá disputar a Liga Bronze na fase final do Interassociações de Futebol Feminino Sub-14, depois de uma experiência marcante e que, muito para além dos resultados, deixa bons indicadores para o futuro destas atletas e desta seleção.

Como é hábito, fica  o agradecimento pela excelente receção e ótimo trabalho levado a cabo pela Associação de Futebol do Algarve, enquanto anfitriã desta fase zonal do torneio interassociações.