O distrito de Bragança recebeu a edição 2022/2023 do Torneio Interassociações de Futsal Feminino Sub-17. Como vem sendo hábito, a Associação de Futebol de Beja esteve representada nesta prova com uma Seleção Distrital com muita qualidade, mas que acabou por ter pela frente um conjunto de desafios muito complicado.

O primeiro encontro, frente à equipa da Associação de Futebol de Setúbal, foi marcado por uma primeira parte ingrata para as nossas jovens jogadoras, que viram as adversárias chegar a uma vantagem difícil de recuperar. Contudo, no Futsal não há impossíveis e, no segundo tempo, o conjunto bejense procurou dar resposta. Ainda assim, o resultado acabou por ser favorável à turma sadina, que venceu por 6-3.

Seguiu-se a Seleção Distrital da Associação de Futebol de Leiria que esteve a vencer por 3-0, mas acabou por ver a equipa da Associação de Futebol de Beja chegar ao empate ainda no primeiro tempo. Na segunda metade da partida, a bola só voltou a beijar as redes por uma ocasião, favorável ao conjunto de Leiria e suficiente para fechar o resultado em 4-3.

O esforço e as boas exibições das nossas jovens jogadoras acabaram por ser recompesados no terceiro encontro do torneio. Frente à congénere da Associação de Futebol de Castelo Branco, a formação bejense foi melhor e conquistou um triunfo por 0-2.

Menos conseguida foi a derradeira partida nesta prova, que colocou frente-a-frente as Seleções alentejanas de Beja e Portalegre. A turma bejense ainda esteve em vantagem, por 1-0, mas a experiência das jovens portalegrenses acabou por ser determinante e permitiu virar o resultado. A Associação de Futebol de Portalegre acabou por vencer por 1-5.

Para a história fica mais um bom desempenho da nossa Seleção Distrital Feminina de Futsal Sub-17, em quatro jogos de elevado grau de dificuldade. É certo que podem ter ficado a faltar resultados mais positivos, mas a qualidade, empenho e dedicação das atletas que compuseram esta equipa foram inegáveis, sobretudo tendo em conta que a principal modalidade destas jogadoras não é o futsal, mas sim o futebol.

Foi, por isso, mais uma boa experiência para este grupo de trabalho, sempre acompanhado por uma dedicada comitiva. Fica, ainda, o agradecimento e reconhecimento pela excelente receção e ótimo trabalho levado a cabo pela Associação de Futebol de Bragança, enquanto anfitriã deste torneio interassociações.