Decorria o ano de 2019 quando, após a realização do Torneio Lopes da Silva nos distritos de Santarém e Leiria, foi apresentada a candidatura das Associações de Futebol de Beja e Évora à organização daquela que seria a 26.ª edição da prova que recebeu o nome em homenagem a Luís Carlos Lopes da Silva e que dá palco às 22 Seleções Distritais Masculinas de Futebol Sub-14. A ideia foi bem recebida pela Federação Portuguesa de Futebol e só se viu adiada devido à pandemia da COVID-19.

Depois de dois anos de interregno, o sonho das duas associações alentejanas acabou por se cumprir, com a mítica prova a regressar neste ano de 2022, com novo formato competitivo e novos desafios à organização.


O Torneio Lopes da Silva em Beja e Évora

Depois de vários anos a colaborar na organização de diversas provas, as Associações de Futebol de Beja e Évora avançaram para a organização do maior torneio interassociativo do país. Para além da vertente desportiva, o Lopes da Silva implicou um esforço logístico de grande dimensão que, neste caso, teve de ser adaptado às características do modelo competitivo e dos dois distritos que receberam esta edição.

Foram 14 as unidades hoteleiras envolvidas - 11 no distrito de Beja e 3 no distrito de Évora - a somar a uma complexa rede de transportes, ao serviço dos mais de 400 atletas que mostraram o seu futebol nos 11 palcos escolhidos para receber os encontros da prova - 6 no distrito de Beja e 5 no distrito de Évora. O impacto é ainda maior se somarmos as centenas de familiares que acompanharam dia após dia todas as incidências do torneio.

Uma semana inesquecível que arrancou no dia 18 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, com a cerimónia de abertura a contar com um encontro de petizes e traquinas de Futebol Clube Castrense, Despertar Sporting Clube, Clube Desportivo de Beja e Juventude Sport Clube e com o habitual desfile das 22 comitivas participantes.


Fora de campo

Um evento desta envergadura é também uma oportunidade para criar maior proximidade entre entidades. Nos momentos extra competição, como o Jantar Oficial realizado na Herdade da Diabrória, a união em prol do desenvolvimento de desporto e, em especial, do Futebol, foi ponto de destaque entre as Associações Distritais e Regionais, Federação Portuguesa de Futebol e os Municípios de Beja, Évora, Serpa e Aljustrel. Para além disso, os representantes fecharam a noite com a tradicional troca de lembranças, que contou, ainda, com representantes da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e da CCDR Alentejo.

Também na visibilidade dos jovens atletas houve aspetos assinaláveis. Com várias transmissões em direto ou em difererido levadas a cabo pelo Canal 11, um elevado número de jogos fotografados e a criação de novas vias de ligação entre os gabinetes de comunicação das 22 Associações Distritais e Regionais, esta foi a edição do Torneio Lopes da Silva com maior projeção e propagação de informação de sempre.


Dentro de campo

O maior de todos os sucessos no Torneio Lopes da Silva é medido pelo desempenho e felicidade dos atletas que nele participam. No caso da nossa Seleção Distrital Masculina de Futebol Sub-14, o torneio fechou com nota extremamente positiva, não só pela classificação obtida, mas pelos bons momentos vividos por todo o grupo de trabalho.

Depois do 5.º lugar de 2018 e do 7.º em 2019, ao qual se somou o Prémio Fair-Play, a nossa equipa terminou esta edição do torneio numa assinalável 10.ª posição.

Saiba mais sobre o percurso da nossa Seleção Distrital na 26.ª edição do Torneio Lopes da Silva aqui.

No topo da classificação geral, acabou por ficar a Seleção da Associação de Futebol de Braga, que contrariou o favoritismo do conjunto de Lisboa, ao vencer por 4-5 no desempate da marca de grande penalidade, após igualdade a zero no tempo regulamentar.


Em suma, o sonho foi cumprido com sucesso, comprovando que também no Alentejo existe capacidade para levar a cabo grandes eventos desportivos.