Taça Distrito de Beja
Final - 16 de junho 2022
FC Castrense 2 1 GD Renascente

 

A festa da Taça Distrito de Beja fez-se esta quinta-feira, com o jogo entre Futebol Clube Castrense e Grupo Desportivo Renascente. Nesta que é uma prova singular, o jogo da final teve vários ingredientes especiais, a começar pela excelente moldura humana que encheu o Estádio do Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja.

Para muitos, o dia começou com o habitual convívio nas imediações do estádio. Nos instantes antes do apito inicial, tempo para se mostrar o cartão vermelho à violência doméstica, numa ação de sensibilização.

Relativamente ao jogo: a partida começou com algum equilíbrio e sem grandes oportunidades dignas de registo, apesar do maior controlo da posse de bola do conjunto do FC Castrense. Só com o aproximação do intervalo as equipas afinaram pontaria, com a turma de Castro Verde a chegar ao golo em duas ocasiões. O primeiro foi apontado por João Paulo, aos 40 minutos; três minutos depois, Georgi Stanimirov dilatou para 2-0.

No segundo tempo, o GD Renascente reagiu e criou algumas dificuldades aos homens de Castro Verde. O golo do conjunto de São Teotónio surgiu à passagem do minuto 66, com Joel Reis a converter com sucesso uma grande penalidade. Já perto do final, Miguel Cruz, com uma enorme defesa, evitou o tento do empate, que levaria o jogo para prolongamento.

Após a conclusão da partida, a festa foi feita dentro e fora do relvado. As duas equipas e os respetivos adeptos mostraram o melhor lado do futebol, num momento para mais tarde recordar.

A final da Taça Distrito de Beja foi acompanhada pelo Canal 11, com transmissão em direto através do seu canal de YouTube. A mistica da prova também foi registada, na gravação do programa Cândido On Tour.