Arranca no próximo sábado a 26.ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva, que irá decorrer entre 18 e 25 de junho, em Évora e Beja.

Trata-se da maior competição de futebol realizada em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol, disputada pelas seleções sub-14 das 22 associações distritais e regionais nacionais. 

O Torneio Lopes da Silva terá um amplo acompanhamento mediático, através das transmissões que o Canal 11 e a AFE TV irão realizar, bem como por parte de toda a imprensa desportiva e generalista - jornais, rádios e televisões - pois vão estar em Évora e Beja os potenciais futuros jogadores das nossas seleções nacionais.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destacou em Évora, durante a cerimónia pública de apresentação do evento, no passado dia 4 de maio, que "esta prova é uma base de trabalho fundamental para os Treinadores Nacionais elaborarem as convocatórias da Seleção Nacional de sub-15, primeiro espaço competitivo das equipas masculinas da FPF". 

As características do Torneio implicam uma logística e organização de grande dimensão, tendo as duas associações contado com a parceria das respetivas câmaras municipais para garantirem "o melhor torneio de sempre".

No sábado, 18 de junho, terá lugar a Cerimónia de Abertura com o desfile das 22 associações de futebol regionais e distritais do País, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, a partir das 17h30.

Antes, como aperitivo para a festa de abertura, a partir das 15 horas, as associações de futebol de Beja e Évora promovem um encontro conjunto de traquinas.

Os jogos da 1ª fase da competição terão início no domingo de manhã, com jogos às 09h30 e 11h30, no Campo de Jogos de Penedo Gordo, Complexo Desportivo Fernando Mamede (campo principal, sintético 1 e sintético 2), Complexo Desportivo de Serpa e no Estádio Municipal de Aljustrel, até dia 21 de junho.

De 22 a 25 de junho a competição passa para Évora, com a realização dos jogos referentes às 2ª e 3ª fases - ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze - em consequência da classificação alcançada pelas associações nos respetivos grupos na 1ª fase. Em Évora, os jogos serão disputados no Campo Estrela, Estádio Sanches de Miranda, Complexo Desportivo de Évora, Parque Desportivo Engº Joaquim António Moreira Carneiro e Campo José Eduardo Abreu.

As finais das ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze serão jogadas no dia 25 de junho.