O Campo de Jogos Dr. Augusto Amado Aguilar foi palco do jogo entre Sporting Clube de Cuba e Clube Recreativo e Desportivo de Cabeça Gorda, a contar para a 2.ª Eliminatória da Taça Distrito de Beja.

O equilíbrio que se esperava à partida acabou mesmo por se confirmar em campo, com as duas formações a entrarem com alguma intensidade e a disputarem muitos lances no centro do terreno de jogo. Os primeiros minutos de jogo não foram muito ricos em oportunidades de golo, com a bola a circular quase sempre longe das balizas. Contudo, à medida que o cronómetro avançava, os remates começavam a surgir. A destacar dois remates aos postes, primeiro na baliza defendida por Diogo Mestre e depois, do lado contrário, na baliza defendida por Carlos Rato.

Depois de um primeiro tempo sem golos, as duas turmas regressaram a campo com a mesma postura mas, uma vez mais, com dificuldades no capítulo da finalização. O cansaço acumulado acabou por permitir a abertura de alguns espaços. Num desses momentos, numa jogada de insistência do SC Cuba, Tomás Valente (71') abriu o marcador.

Poucos minutos depois, na sequência de um pontapé de canto, o CRD Cabeça Gorda teve uma oportunidade soberana para empatar o encontro. Valeu Carlos Rato, a fazer uma enorme defesa e a manter a sua baliza a zeros. O mesmo Carlos Rato, acabaria por se lesionar pouco depois do minuto 80, dando lugar a Fábio Mira.

Até ao final, o resultado não sofreu alterações e o Sporting Clube de Cuba garantiu o acesso à próxima fase da Taça Distrito de Beja.

Na capital de distrito, Despertar Sporting Clube e Futebol Clube Castrense mediram forças, com a formação de Castro Verde a ser mais forte e a vencer por 1-2. Todos os tentos foram apontados na primeira parte. Jorge Carochinho (10') e Miguel Romão (30') marcaram para o FC Castrense; Mário Gonçalves (16') fez o golo do Despertar SC.

Nesta ronda, o único encontro a não ficar resolvido no tempo regulamentar jogou-se em Sabóia, com "O Beira-Serra" - GDCR Naverredondense e CF Vasco da Gama a terminarem os 90 minutos empatados a duas bolas. No prolongamento, a equipa de Vidigueira acabou por assegurar a passagem, vencendo por 2-3.

Numa 2.ª Eliminatória da Taça Distrito de Beja que ficará concluída no próximo dia 26 de janeiro, com o encontro entre Barrancos Futebol Clube e Grupo Desportivo Renascente, registo, ainda, para as vitórias de Sporting Clube Ferreirense, Sport Clube Mineiro Aljustrelense, - num regresso de Tonico a uma casa onde foi feliz - Clube de Futebol União Serpense e Clube Desportivo Praia de Milfontes.

Taça Distrito de Beja
2.ª Eliminatória - 15 | 16 Janeiro 2022
SC Ferreirense 2 1 Alvorada FC
SC Odemirense 0 5 União Serpense
SC Cuba 1 0 CRD Cabeça Gorda
Naverredondense 2 * Vasco da Gama
Praia Milfontes 2 0 CDR Salvadense
Despertar SC 1 2 FC Castrense
SCM Aljustrelense 3 0 GD Santa Luzia

* após prolongamento