Com a 1.ª fase do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão praticamente a meio, recordamos que, a partir desta época desportiva, o modelo competitivo da prova sofreu alterações. De acordo com o Regulamento de Provas Oficiais, estas são as principais mudanças:

 

201.01. O campeonato distrital da 1.ª divisão de seniores, será disputado em 2 fases, de harmonia com as disposições deste regulamento e nele participarão, sempre que possível, doze (12) clubes, que serão indicados no princípio de cada época e após homologação das provas respeitantes à época anterior.

201.02. A 1ª fase será disputada numa única série, por pontos, a duas voltas e nela participarão todos os clubes referidos no ponto anterior.

As 6 equipas melhores classificadas apuram-se para a 2ª fase – Designada por Série de subida, a qual será disputada por pontos e a duas voltas.

As 6 equipas piores classificadas apuram-se para a 2ª fase – Designada por Série de manutenção/descida, a qual será disputada por pontos e a duas voltas.

A 2ª Fase do Campeonato iniciar-se-á para todas as equipas, em ambas as séries, transitando a totalidade dos pontos obtidos na 1ª Fase.

(...)

201.05. O vencedor deste campeonato será o 1º classificado da 2ª Fase da série de subida, e assim sobe automaticamente ao campeonato nacional da época seguinte, conforme o estabelecido pelo RPO da FPF e disputará a final da supertaça da AFBeja.

201.06. O clube classificado em último lugar da 2ª Fase da série de manutenção/descida, desce automaticamente ao campeonato distrital da 2ª Divisão.

 

Estas alterações foram aprovadas em Assembleia Geral, no dia 8 de julho de 2020. O Regulamento de Provas Oficiais da Associação de Futebol de Beja está permanentemente disponível para consulta aqui.