A equipa da subcomissão técnica da Associação de Futebol de Beja para o Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) participou na tarde desta quinta-feira no 9.º Workshop de Certificação, promovido pela FPF.

Numa sessão na qual houve espaço para destacar os resultados positivos das últimas duas temporadas desportivas, com principal foco para o crescimento de clubes registados e certificados ou reconhecidos no final da época 2019/2020, foram apresentadas algumas alterações que visam ajudar e simplificar o trabalho dos clubes e das subcomissões técnicas ao longo do processo.

O Processo de Certificação de Entidades Formadoras é contínuo e de extrema importância para o desenvolvimento do futebol e futsal nacionais. Os registos das entidades que pretendam aceder ao programa pela primeira vez podem ser feitos até 31 de outubro, data até à qual devem ser também submetidas as autoavaliações de todas as entidades inscritas.

Como é natural, a Federação Portuguesa de Futebol não deixa de olhar para o momento atípico que continuamos a viver, devido à COVID-19. Por isso, nesta temporada, alguns critérios serão adaptados de acordo o que pode vir ou não a acontecer com o quadro competitivo nos escalões de formação.

O processo de certificação de Entidades Formadoras tem como objetivo dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, nomeadamente a inscrita na anterior Lei 28/98, de 26 junho, substituída pela Lei 54/2017, de 14 de julho, que deixa clarificado: “para efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD), na respetiva Federação, o Clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora.” Para além do imperativo legal, a certificação de Entidades Formadoras, pretende igualmente contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação dos jogadores nacionais.