A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) certificou onze clubes do distrito de Beja como entidades formadoras. Depois de um primeiro ano com alguns casos de sucesso, na última temporada o número de clubes a finalizar o processo cresceu, com resultados muito positivos.

Comparativamente à época anterior, foram mais quatro os clubes a obter certificação, com destaque para o Grupo Desportivo e Cultural da Baronia, como primeira entidade do distrito a conseguir a distinção de entidade formadora com duas estrelas na vertente de Futsal. Na vertente de Futebol, Clube Desportivo de Beja, Despertar Sporting Clube, Clube Desportivo Praia de Milfontes, Clube de Futebol Vasco da Gama, Futebol Clube Castrense, Futebol Clube de Serpa, Moura Atlético Clube e Sport Clube Odemirense ficaram certificados como entidades formadoras com duas estrelas; Juventude Clube Boavista e Sporting Clube Ferreirense conseguiram a certificação como Centros Básicos de Formação de Futebol.

O processo de certificação de entidades formadoras está aberto a todas as coletividades promotoras da prática de Futebol e/ou Futsal, com o objetivo de assegurar melhores condições para a formação de jovens atletas. Para além de se tornarem referências na formação de jogadores nas respetivas regiões, os clubes certificados passam a responder às exigências que lhes permitem receber mais dividendos de transferências de atletas por eles formados e participar em campeonatos nacionais