Realizou-se nesta quarta-feira, dia 8 de julho, a Assembleia Geral Extraordinária que teve como ponto único a apreciação e aprovação da proposta de alteração ao Regulamento de Provas Oficiais da Associação de Futebol de Beja e que contou com representantes de doze clubes filiados.

Inicialmente agendada para o Auditório Dr. João Covas Lima, na sede da Associação de Futebol de Beja, a reunião acabou por ter lugar no Anfiteatro da Escola Secundária Diogo de Gouveia, com o propósito de garantir a segurança de todos os intervenientes, tendo em conta a pandemia da Covid-19.

Entre as alterações aprovadas, as equipas vão passar a poder fazer cinco substituições num encontro de futebol - em detrimento das habitais três - nos Campeonatos Distritais da 1.ª Divisão e 2.ª Divisão de Seniores, Sub-23 e Juniores A; as partidas do Campeonato Distrital de Juniores B vão passar a ter a duração de noventa minutos e no Campeonato Distrital de Juniores C cada encontro terá um total de oitenta minutos.

O destaque vai, contudo, para a alteração do modelo competitivo do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Seniores, a vigorar na época 2021/2022. De acordo com a proposta aprovada, a competição contará com doze equipas e será disputada em duas fases: a primeira fase joga-se numa única série, por pontos, a duas voltas, com a participação das doze equipas; na segunda fase, disputada por pontos, a duas voltas, as seis equipas melhores classificadas vão jogar a designada "Série de Subida" e as seis equipas piores classificadas vão jogar a designada "Série de Manutenção/Descida".

Por terra caiu apenas a proposta que apontava para o desempate através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade logo após o término do tempo regulamentar das partidas de todas as Taças do Distrito de Beja e Supertaças, evitando o prolongamento. A mudança do critério foi reprovada e vai manter-se, por isso, sem qualquer alteração.