Os vencedores das Séries A e B na 1.ª fase da Taça Melo Garrido encontraram-se no último domingo no Campo das Cancelinhas, em Amareleja, para o jogo decisivo da competição. O Barrancos FC estava de olhos postos nesta partida há já algumas semanas, já o Despertar SC só conseguiu garantir a presença na final na última jornada da Série B.

Dentro das quatro linhas, duas equipas muito bem trabalhadas e com qualidade: o Barrancos FC a conseguir, em muitos momentos, trocar bem a bola no corredor central; o Despertar SC habitualmente mais perigoso pelas laterais.

Num encontro muito dividido, as bolas paradas fizeram a diferença, a começar pelo primeiro golo do encontro: aos 16 minutos, canto batido do lado esquerdo e Diogo Borralho, ao segundo poste, a cabecear para o fundo das redes, colocando o Despertar SC em vantagem.

O Despertar SC fez o 2-0 de grande penalidade, que surgiu na sequência de um lance um pouco confuso. Na conversão, Francisco George (29') dilatou a vantagem no marcador.

Em desvantagem, o Barrancos FC nunca baixou os braços e aos 32 minutos reduziu: recuperação de bola a meio campo, passe de rotura para a zona onde surgiu Afonso Mira que, na cara do guarda-redes, não desperdiçou.

No segundo tempo, a postura das duas equipas não surpreendeu: o Despertar SC procurou o golo que desse algum conforto na partida, já o Barrancos FC ia lutar pelo golo que garantisse, pelo menos o empate. Mas foi preciso esperar pelo minuto 65 para as redes voltarem a balançar: na sequência de um livre batido para a área, Rodrigo Reganha foge à marcação e cabeceia para o 2-2.

O encontro acabou decidido nas grandes penalidades, onde o Despertar foi mais feliz, vencendo por 3-0, com Pedro Mateus a defender tudo o que havia para defender.

No final, festa do Despertar SC mas, acima de tudo, muito fair play das equipas em campo.

Galeria de imagens: Despertar SC - Barrancos FC