Final Four

Depois do sucesso da temporada passada, o formato Final Four repetiu-se, não só na Taça de Honra da 1.ª Divisão, mas também nesta edição da Taça de Honra da 2.ª Divisão. Com o intuito de levar a festa do futebol a todo o território do distrito de Beja, esta fase da competição realizou-se em Barrancos e a vila cedo se vestiu com as cores das quatro equipas participantes que, de resto, promoveram de início ao fim uma excelente tarde de convívio e desporto, com o exemplo a ser dado pelos dirigentes dos clubes envolvidos, da Associação de Futebol de Beja e do Município de Barrancos.

 

Dentro das quatro linhas, a primeira partida colocou frente-a-frente Negrilhos FC e GDR Amoreiras-Gare. Com a tarde a trazer alguma chuva até ao Estádio Municipal de Barrancos, os golos tardaram a aparecer, com as duas equipas a encaixarem muito bem e a terem dificuldades em criar situações de perigo. Ainda assim, a bola acabou por entrar: Flávio Silva, aos 39 minutos, abriu o marcador, na sequência de um pontapé de canto. No segundo tempo, o Negrilhos procurou reagir à desvantagem, mas a formação de Amoreiras-Gare nunca permitiu o golo dos homens de Montes Velhos. Antes do final da partida, a bola acabou mesmo por entrar, com o GDR Amoreiras-Gare a chegar ao segundo do encontro, por Carlos Pinheiro (87'), a aproveitar as facilidades criadas pela defesa do Negrilhos FC.

No segundo encontro, CF União Serpense SC e GDCR Naverredondense mediram forças. A formação de Serpa desde cedo colocou em prática o seu estilo de jogo, a privilegiar o passe curto e a posse de bola, ainda assim, foi o Naverredondense a chegar primeiro ao golo: Cláudio Vieira (9'), depois de um lance bem trabalhado pela direita, a colocar a bola pelo buraco da agulha e a abrir o marcador. O União Serpense tentou rapidamente responder à desvantagem mas, com a equipa adversária bem posicionada e a defender de forma compacta, a tarefa não parecia fácil e complicou-se ainda mais aos 21 minutos, quando Allison Mota, em resposta a um excelente cruzamento, cabeceou para o segundo do Naverredondense. O União Serpense conseguiu, contudo, transformar a posse de bola em algo mais, quando aos 37 minutos, Marcus Brito, também de cabeça, reduziu para 1-2. No segundo tempo, a toada foi a mesma, mas a eficácia de parte a parte diminuiu e o resultado não sofreu mais alterações.

Galeria de imagens: Taça de Honra da 2.ª Divisão - Final Four

 

Final

O Campo de Futebol da Junta de Freguesia de Sabóia foi o palco da grande final que opôs GDR Amoreiras-Gare e GDCR Naverredondense. Apesar do cansaço, depois das partidas do dia anterior, as duas formações apresentaram-se em força no jogo decisivo e entraram em campo com faro de golo. Luís Fernandes, logo aos 10 minutos, rematou colocado, do meio da rua, a bola ainda tocou no poste, mas acabou por entrar. Estava feito o 1-0 para o Amoreiras-Gare.

A resposta ao golo sofrido não tardou e de livre, ainda longe da baliza, Heliorraine Silva fez um grande golo, repondo a igualdade no marcador, quando estava decorridos 12 minutos. O Naverredondense acabou mesmo por virar o resultado, aos 19 minutos, com Valentin Decanu a aproveitar da melhor forma um passe longo do seu guarda-redes para as costas da defesa contrária para fazer o 1-2.

Mas os homens do GDR Amoreiras-Gare não estavam dispostos a baixar os braços e aos 25 minutos, Bruno Simões encostou para o 2-2, na sequência de um lançamento longo.

No segundo tempo, o Naverredondense entrou a procurar ter mais bola e a jogar mais pelo chão. A ligeira alteração no estilo de jogo deu frutos aos 54 minutos, quando Samuel Balbino, na esquerda, finalizou muito bem, com um remate cruzado.

As oportunidades foram surgindo para as duas equipas, mas os guarda-redes ou os postes impediam que a bola entrasse. Destaque para uma grade penalidade favorável ao GDCR Naverredondense, com a bola a embater com estrondo no poste, numa altura em que o GDR Amoreiras-Gare já jogava com menos uma unidade em campo, depois da expulsão de Carlos Pinheiro. O resultado ficou fechado aos 91 minutos, com Thierno Bah a concluir uma jogada de insistência na área do Amoreiras-Gare.

No final do encontro, foi a equipa de Nave Redonda a fazer a festa e a levar o troféu para casa, depois deste triunfo por 2-4.

Nota também para a forma como a organização e as equipas foram muito bem recebidas pelos dirigentes do Sabóia Atlético Clube, pela Junta de Freguesia de Sabóia e pelo Município de Odemira.

Galeria de imagens: Taça de Honra da 2.ª Divisão - Final