Taça Distrito de Beja
Final
FC Serpa
0
1
CD Praia Milfontes

Tarde muito quente em Beja, com o Estádio do Complexo Desportivo Fernando Mamede praticamente cheio, com a festa de várias centenas de adeptos vindos de Serpa e Vila Nova de Milfontes. Frente-a-frente iam estar Futebol Clube de Serpa e Clube Desportivo Praia de Milfontes, duas formações que muito lutaram pela presença nesta final.

Antes do início da partida, a Associação de Futebol de Beja, associou-se a mais uma causa solidária, sob o tema "Eu Mostro o Cartão Vermelho à Violência", numa iniciativa que contou com a participação de crianças, mulheres e homens adultos, incluído os jogadores das duas formações.

Depois do apito inicial, foi possível ver em campo duas equipas bem organizadas e empenhadas em não concederem muito espaço, ainda assim, o CD Praia de Milfontes ia conseguindo ameaçar com algumas bolas colocadas nas costas da defesa do FC Serpa, mas sem grande perigo, pelo menos até ao minuto 15: bola colocada em André Ribeiro, que trabalha bem para abrir o marcador. De resto, no primeiro tempo e apesar da tentativa de reação dos homens de Serpa, o CD Praia de Milfontes conseguiu controlar, levando a vantagem para o intervalo.

 

No segundo tempo, o FC Serpa entrou determinado em virar o resultado e empurrou o CD Praia de Milfontes para o seu meio-campo. De qualquer modo, as oportunidades de golo demoravam a surgir, graças ao bom trabalho defensivo dos homens de Vila Nova de Milfontes, mas também a alguma indefinição do Serpa perto da área adversária. À passagem do minuto 60, Rui Macarrão rendeu João Vilão no FC Serpa e um minuto depois, surge uma oportunidade de ouro para o empate: grande penalidade favorável ao Serpa, mas Ivo Souza viu Rosalino voar para a defesa, segurando a vantagem do Praia de Milfontes.

Com o jogo a aproximar-se dos 90 minutos, o FC Serpa ia tentando o golo, chegando mais perto da baliza defendida por Rosalino sobretudo através de lances de bola parada, mas sem grande sucesso, com exceção de uma ou outra bola a roçar os postes.

Em busca do empate, o José Manuel Rações ainda colocou em campo Diogo Macarrão no lugar de Ivo Souza (77') e Leonel Patrício no lugar de Ivan Correia (89'). Do outro lado, Fernando Candeias ia segurando a vantagem com as entradas de David, substituindo o marcador do golo, André Ribeiro (85') e Tairo, em troca com Paulinho (90'), um dos homens que mais correu na equipa do Praia de Milfontes.

O CD Praia de Milfontes acabou por levantar o troféu, vencendo por 0-1, numa partida boa partida, também do ponto de vista disciplinar, com apenas cinco amarelos mostrados ao longo de todo o encontro e com destaque para o enorme desportivismo entre jogadores e adeptos das duas formações que simbolizaram da melhor forma a festa do futebol.

O jogo teve transmissão em direto através da plataforma MyCujoo e pode ser revisto aqui.


______________________________________________________

Ficha de Jogo

Árbitro: Filipe Mestre
Árbitros Assistentes: Nélson Hermosilha e Diogo Sousa
4.º Árbitro: Gonçalo Ramos

 

Futebol Clube de Serpa
Marcos Borges; José Eduardo; João Mansinho; Hugo Alexandre (C); André Garcias; João Vilão (Rui Macarrão - 62'); João Malagueta; Pedro Estêvão; Ivan Correia (Leonel Patrício - 89'); Ivo Souza (Diogo Macarrão - 77') e Lucas Tanque.

Suplentes não utilizados: Henrique Soares; José Vilão; João Estêvão e Pedro Alves.

Treinador: José Manuel Rações

Amarelos: Ivo Souza (66'); José Eduardo (91'); Hugo Alexandre (93').

Clube Desportivo Praia de Milfontes
Ricardo Rosalino; Marcos Gonçalves; Sambou; Henrique Martins (C); Miguel Super; Tossy; Paulinho (Valter Tairo - 90'); Djonny; Danny; André Ribeiro (David Custódio - 85') e Mikó.

Suplentes não utilizados: Ricardo Soares; Diogo Pereira e João Chambel.

Treinador: Fernando Candeias

Amarelos: Henrique Martins (60’)