Taça Distrito de Beja - Futsal Feminino
Final
Odemirense
5
4*
"Leões Almodôvar"

* após prolongamento

As equipas de Futsal Feminino do Sport Clube Odemirense e do Núcleo Sportinguista "Os Leões de Almodôvar" encontraram-se este fim-de-semana no Pavilhão Gimnodesportivo de Ourique para disputarem a grande final da Taça Distrito de Beja de Futsal Feminino.

As duas equipas entraram em campo com a lição bem estudada e claramente determinadas em levar para casa o troféu. Contudo, o SC Odemirense entrou em jogo a pressionar mais e a conseguir chegar à baliza contrária com mais perigo, obrigando desde cedo Catarina Colaço a um conjunto de boas intervenções. De resto, as guarda-redes viriam duas das grandes figuras do encontro, evitando por várias ocasiões o golo adversário.

Depois de onze minutos em branco, surgiu o primeiro e único golo da primeira parte: Maria Moniz faz um bom passe para a direita, onde estava Liliana Tomás que trabalha bem individualmente antes de colocar a bola no fundo das redes. Até ao descanso, maior ascendente ofensivo por parte do Odemirense, mas sem resultados práticos. Ao intervalo, o marcador assinalava 1-0.

No segundo tempo, notou-se uma clara melhoria da formação do NS "Leões de Almodôvar", sobretudo no capítulo defensivo, surgindo melhor colocada e mais assertiva na abordagem aos lances, procurando depois saídas rápidas para o ataque, aproveitando o adiantamento da equipa adversária. Ainda assim, o golo da igualdade surgiu de bola parada: canto na direita, cobrado por Inês Álvaro, que recebe de novo a bola antes de rematar ao poste da baliza defendida por Inês Santos; na recarga, Mariana Dias empurra para o 1-1.

O "Leões de Almodôvar" estava no seu melhor momento no encontro e tirou proveito disso. Aos 32 minutos, Mariana Dias recupera a bola e corre isolada para a baliza; Inês Santos defende o primeiro remate, mas a bola sobra para Débora Bento, que combina com Mariana Dias para fazer o 1-2. No minuto seguinte, nova perda de bola do SC Odemirense, depois de um mau passe; Maria Silva parte para a baliza e leva o lance até ao fim, ampliando o resultado para 1-3, favorável ao NS "Leões de Almodôvar".

A partir daqui, o SC Odemirense tentou tudo para empatar ou virar o resultado, mas sem sucesso até ao último minuto de jogo, deixando em campo a prova que no Futsal um minuto chega para mudar a história de um jogo. Minuto 39, Maria Moniz conduz a bola e abre para Liliana Tomás; o primeiro remate é intercetado pela defesa contrária, mas acaba por voltar aos pés de Liliana Tomás que não voltou a desperdiçar. Logo a seguir, lance desenhado pela direita, bola colocada na área e, uma vez mais, Liliana Tomás a conseguir empurrar a bola para o empate e o jogo para prolongamento.

O tempo extra para desempate fez notar o desgaste das equipas, que iam mostrando menos intensidade e mais dificuldade na recuperação. Aos 3 minutos da primeira parte do prolongamento, surge o 4-3, com Liliana Tomás a coroar uma grande exibição com mais um golo, depois de uma jogada muito bem construída pelo SC Odemirense. O 5-3 surge no minuto seguinte, por Maria Moniz, na sequência de um livre.

Já na segunda parte do prolongamento, a esperança das jogadoras do NS "Leões de Almodôvar" ganhou um novo fôlego, com o golo de Maria Silva. Ainda assim, este tento não foi suficiente para evitar a derrota e o jogo terminou com o marcador a assinalar 5-4.

No final de um grande jogo de Futsal, como tem sido hábito ao longo desta temporada nas competições de Seniores Femininos, a festa pertenceu ao SC Odemirense, levantando a Taça Distrito de Beja na categoria

A partida teve transmissão em direto através da plataforma mycujoo e pode ser revista aqui.