Na sequência do anúncio feito pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, na cerimónia de receção do Presidente da República à Seleção Nacional A, antes da partida para a participação no Campeonato do Mundo FIFA Rússia-2018, no Palácio de Belém, o organismo federativo e o Ministério da Educação avançaram para a atribuição de 23 bolsas a alunos do ensino secundário que se encontrem a frequentar o 10.º ano de escolaridade no presente ano letivo.

Este é um programa que pretende desenvolver-se em três vertentes: Educação (promoção do mérito académico, englobando progressão), Desporto (promoção da participação desportiva) e Cidadania (participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento ou outros projetos em que o aluno esteja envolvido ou pretenda desenvolver, tanto em contexto escolar como extraescolar).

Os alunos interessados deverão elaborar um processo individual de candidatura, através da sua escola. Após a receção das candidaturas, um júri composto por elementos de diversas entidades vai avaliar os processos e escolher os 23 bolseiros finais.

As candidaturas podem ser feitas até ao próximo dia 18 de janeiro.

 

Perfil do candidato

Alunos matriculados no 10.º ano em Portugal, no ano letivo de 2018/2019, portugueses ou estrangeiros, beneficiários de ação social escolar (escalão A) e de diferentes ofertas educativas e formativas do ensino secundário, designadamente de cursos científico-humanísticos, cursos profissionais e cursos artísticos especializados.

As candidaturas podem ser feitas preenchendo este formulário. Estão ainda disponíveis o Regulamento do concurso e o Formulário de aceitação.