Noite fria no Estádio Municipal D. Nuno Álvares Pereira, em Portel, para o jogo que opôs as Seleções Distritais de Futebol de Seniores da Associação de Futebol de Évora e da Associação de Futebol de Beja. Nesta partida de preparação esteve também em jogo a Taça Rhythmfoot/NIKE, que acabou por ser levantada pelos jogadores do distrito de Beja.

A partida até nem começou bem para a Seleção Distrital de Beja, que sentiu muitas dificuldades para construir jogo, perante a pressão constante dos homens de Évora, que procuravam jogar com trocas de bola rápidas pelo chão. Talvez por isso, o golo da Seleção Distrital de Évora tenha chegado cedo: bola pela esquerda, algum espaço concedido e o guarda-redes da AFBeja a ser batido junto ao poste mais próximo. A partir daqui, o jogo equilibrou-se, mas sem grandes ocasiões de golo, além de alguns remates de meia-distância dos homens de Évora, que criaram ainda alguns calafrios.

No segundo tempo, a Seleção da AFBeja deu sinais claros de querer dar a volta ao resultado: mais compacta a defender, a criar mais oportunidades de golo, algumas com boa resposta do guarda-redes da Associação de Futebol de Évora. Mas o golo do empate acabou mesmo por surgir. Minuto sessenta, bola a sobrar na esquerda para Hélio e remate para o fundo das redes. A bola ainda tocou num jogador eborense, mas a igualdade estava reposta.

Até ao final, as duas formações desenharam bons lances de futebol, dando claras indicações da qualidade que têm e, quando já se pensava na marcação de grandes penalidades, o golo da vitória acabou por surgir: noventa e dois minutos, livre batido para a área e o cabeceamento de Carlos Franco a sentenciar a partida.

No final, o marcador assinalou 1-2, resultado favorável à Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja, que trouxe a Taça Rhythmfoot/NIKE. A Seleção da Associação de Futebol de Évora não saiu de mãos a abanar e levantou o troféu de 2.ª classificada. Um bom teste para as duas formações e mais um momento entre duas Associações de Futebol que têm encontrado em parceria novos caminhos para a valorização do futebol e futsal no Alentejo.

Foto: AF Évora

Foto: AF Évora

Foto: AF Évora


Pode ver ou rever o jogo em  https://bit.ly/2R7EWtZ