O curso Formação Inicial de Dirigentes tem a chancela da Portugal Football School, criada em março de 2017 e que faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol, tendo como atividade central e dinamizadora a investigação em futebol, futsal e futebol de praia, sempre com um foco particular para a oferta formativa.

Esta é a terceira edição da iniciativa, mas a primeira a chegar a Beja, através do método E-Learning (aprendizagem eletrónica), pois estende-se também, em simultâneo, às associações de Lisboa, Algarve, Angra do Heroísmo, Braga, Bragança, Ponta Delgada, Setúbal e Viana do Castelo.

O primeiro módulo sobre a temática do Direito do Desporto, teve como preletor o Professor Dr. José Manuel Meirim, presidente do Conselho de Disciplina da FPF e reputado especialista em direito desportivo, o qual fez uma abordagem geral do enquadramento legal do nosso futebol.

O segundo módulo esteve a cargo de Paulo Costa, vice-presidente do conselho de arbitragem da FPF, que fez uma viagem sobre a História do Futebol da Arbitragem e das Leis de Jogo.

O terceiro módulo, a cargo de Hugo Freitas, diretor de tecnologia da FPF, falou da importância da tecnologia ao serviço do desporto e o impacto da transformação tecnológica.

O curso decorrerá até 24 de outubro e a estrutura do programa incidirá sobre os seguintes temas: organização e gestão; planeamento; liderança; pessoas e media; direito do desporto; finanças; fiscalidade; marketing e comunicação; arbitragem; disciplina; ética no futebol; tecnologia; registos e transferências de jogadores; recursos humanos; integridade no futebol.

Entre os preletores e para além dos já citados José Manuel Meirim, Paulo Costa e Hugo Freitas, figuram ainda Carlos Lucas (diretor de competições e eventos da FPF), Duarte Lopes (coordenador de programas desportivos do Estádio Universitário de Lisboa), João Leal (diretor de registos e transferências da FPF), José Carlos Lima (coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto), Luís Sobral (diretor de media da FPF), Nuno Moura (diretor de marketing da FPF), Paulo Ferreira (diretor financeiro da FPF), Paulo Lourenço (secretário geral da FPF), Rita Galvão (diretora de recursos humanos da FPF), Rute Soares (integrity officer da FPF) e Tiago Craveiro (diretor geral da FPF).

Num prazo não muito distante esta habilitação será exigida a todos os dirigentes de clubes participantes nas provas organizadas pela FPF e gradualmente esse procedimento irá estender-se ao movimento associativo.

A AFBeja congratula-se pela realização da iniciativa na nossa região e espera que a mesma contribua para que possamos ter dirigentes mais informados e melhor preparados para o exercício das suas funções, e, por força disso, mais habilitados para ajudar a crescer o futebol e o futsal da nossa região.