Mais de sete mil praticantes de futebol de lazer e informal da Fundação INATEL integrados na esfera da FPF. O protocolo histórico assinado no passado dia 7 de junho, junta duas das maiores organizações do futebol nacional. Pedro Xavier, Presidente da AFBeja, também assinou o protocolo. 

É um protocolo histórico entre duas das organizações que mais praticantes conglomeram em Portugal: a FPF e a Fundação INATEL chegaram a acordo para integrar os mais de sete mil praticantes das competições de lazer e recreação da Fundação INATEL como praticantes federados. 

Na cerimónia, Fernando Gomes, Presidente da FPF, Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, e os presidentes das associações distritais selaram acordos que, doravante, enquadram os praticantes de futebol informal e de lazer na esfera federativa. A FPF, por seu turno, oferecerá formação e garantirá a prática das competições do INATEL nas melhores condições de segurança e saúde. 

Fernando Gomes sublinhou na cerimónia o alcance histórico deste acordo: "A Fundação Inatel tem 83 anos de história, campeonatos que juntam quase 300 equipas e 7 mil praticantes de todos os distritos. Em conjunto, garantimos, respeitando a esfera de ação de cada uma das nossas instituições, mais e melhor futebol (...). Não há como esconder. Duas grandes entidades escolheram, hoje, construir em conjunto o seu futuro", explicou.

Francisco Madelino também sublinhou a satisfação com os acordos agora celebrados e que englobam as vinte e duas associações distritais que compõem a FPF: "É um protocolo histórico de duas entidades históricas que têm objetivos complementares. A Fundação Inatel promove as atividades de futebol amador e recreativos e a FPF o futebol competitivo. Agora, com a assinatura destes acordos, definimos de que forma nos podemos complementar. Expresso o meu agradecimento à FPF por que tem o know-how e a experiência que também nos pode ajudar a desenvolver a nossa atividade no nosso segmento", disse.  

Recorde-se que, ao longo dos últimos anos, a FPF, no cumprimento do Decreto-Lei n.º 45/2015, de 9 de abril, já assinou protocolos de integração de praticantes informais de futebol e futsal similares com vários municípios.