A Associação de Futebol de Beja encerrou a sua época desportiva de 2017-2018, com a realização da XXVI Gala dos Campeões, que teve lugar ontem dia 8 de junho, no BejaParque Hotel e que contou com a presença de mais de duas centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e outros agentes desportivos, sócios honorários e de mérito desportivo, presidentes de câmara, patrocinadores, funcionários e colaboradores e outros convidados.

 

FOTOGALERIA

 

Uma festa de convívio e confraternização, com distinção àqueles que pela sua regularidade se destacaram na época desportiva de 2017/2018 e que contou com a apresentação do jornalista Nelson Medeiro e com a animação musical a cargo do saxofonista Martinho Caeiro.

A receção aos convidados teve lugar no exterior do Hotel com serviço de catering, seguindo-se o jantar de Gala.

No seu discurso, o presidente da AFBeja, Prof. Pedro Xavier, começou por agradecer a presença do presidente da Assembleia Geral da AFBeja, do representante da FPF, Júlio Vieira, representante do CA da FPF, representante da ANTF, membros dos órgãos sociais, presidentes das Câmaras Municipais de Cuba, Vidigueira e Moura, representantes de outros Municípios, presidentes da AF Setúbal e AF Évora, representante do IPDJ, presidentes e diretores dos clubes, árbitros e observadores, treinadores, atletas e restantes agentes desportivos presentes, sócios honorários e de mérito desportivo, patrocinadores, funcionários e colaboradores da associação, membros da comunicação social e restantes convidados.

Pedro Xavier fez um balanço da época desportiva que agora termina, referindo que a associação tem apoiado os clubes na área da formação, através de vários incentivos, a organização de vários torneios, conseguindo parcerias sem as quais não era possível desenvolver toda a atividade. Referiu a organização de encontros de Futsal adaptado.

O apoio dos Municípios é fundamental para que os clubes desenvolvam a sua atividade que se tem revelado no aumento de praticantes, a que não é alheia a aposta na formação por parte dos dirigentes e dos centros de treino da AFBeja.

Na área da formação, salientou os cursos de treinadores de futebol e de Futsal e as várias ações de formação creditadas para treinadores.

A formação dos árbitros é outra preocupação e a abertura de novos cursos para jovens árbitros é uma realidade.

Referiu ainda que está a decorrer uma ação de formação para dirigentes.

Júlio Vieira, representante da FPF, agradeceu o convite, referindo que se sente em casa quando vem a Beja. Destacou o trabalho notável desenvolvido pelos clubes na formação, graças ao empenho, coragem e determinação dos seus diretores.

A Gala foi ainda momento de homenagem a José António, colaborador do Conselho de Arbitragem. João Candeias recebeu o prémio Fair-play e Manuel Augusto, ex-funcionário da AFBeja, recebeu o prémio de agradecimento.

Seguiu-se a entrega dos prémios àqueles que se distinguiram durante a época 2017-2018, com a entrega de prémios individuais e coletivos.